Voltar

Sesi Escola MT se prepara para o Torneio Interno de Robótica

12/09/2022 - 16h36
Torneio de Robótica
Alunos se preparam para o Torneio Interno de Robótica

Pelo 4º ano consecutivo, as unidades do Sesi Escola de Mato Grosso mantêm em seu planejamento anual a realização do Torneio Interno de Robótica. O mesmo ocorre mantendo uma estrutura baseada na First Lego League (FLL), que para a temporada 2022/2023 lançou o tema Superpowered. Na FLL, as equipes precisam desenvolver e programar um robô autônomo para executar missões em uma arena, além de criar uma solução inovadora para um problema do mundo real, ambos dentro da temática da temporada.

Nesse molde, a escola por meio da disciplina de educação tecnológica orientou os alunos desafiando-os a montarem suas equipes e buscarem soluções inovadoras na geração, eficiência e uso de energia que os ajudarão a avançar.

No ensino fundamental II, foi aplicada uma prova aos alunos do fundamental, que a partir do seu resultado, orientou os professores para a formação das equipes, com o intuito de selecionar os alunos que de fato se interessam por robótica e que poderão potencialmente vir a compor as equipes oficiais.

A primeira etapa do torneio, foi realizada entre os dias 27 de junho a 27 de agosto durante as aulas de Educação Tecnológica, envolvendo ao todo 87 equipes das turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II, matutino e vespertino.

Do dia 1º ao dia 27 de agosto as equipes, baseadas na pergunta norteadora da temporada Superpowered, realizaram suas pesquisas, elaborando uma ideia inovadora no ramo de geração, eficiência e uso de energia e prepararam suas apresentações para o dia da seletiva. Cada turma teve como orientador de pesquisa seus próprios professores conselheiros. Os mesmos acompanharam as respectivas equipes de suas turmas de tutoria, com sugestões de melhorias e correções. 

Torneio de Robótica
A grande final será realizada no dia 14 outubro / Sesi Escola

Na semana do dia 29 de agosto ao dia 02 de setembro, foram realizadas as seletivas para a escolha de uma equipe por turma, que estão se preparando para a grande final, que será realizada entre os dias 07 e 14 outubro. Nesta seletiva por turma, cada equipe teve 20 minutos para encantar os juízes com suas apresentações de Core Values, Projeto de Inovação e Designer do Robô e o Desafio do robô.

As apresentações foram marcadas por muito aprendizado, trabalho em equipe, diversão e responsabilidade, demonstrando que os alunos vivenciaram experiências que contribuem com sua formação cidadã e profissional, aprimorando habilidades essenciais para o indivíduo na nova sociedade.

No ensino fundamental II, foi aplicada uma prova os alunos do fundamental, que a partir do seu resultado, orientou os professores para a formação das equipes, com o intuito de selecionar os alunos que de fato se interessam por robótica e que poderão potencialmente vir a compor as equipes oficiais.

Reta Final

Para a grande final, mais conhecida como ‘Dia D’, terão aproximadamente 60 equipes competindo. Serão 14 equipes do ensino fundamental I e 17 equipes do ensino fundamental II da unidade do Sesi Escola Cuiabá, totalizando 31 equipes. Já da unidade de Várzea Grande, serão 28 equipes, sendo 12 do fundamental I e 16 equipes do fundamental II. A TIR da unidade de Várzea Grande será realizada no dia 13 de outubro, e em Cuiabá no dia 14.

“Eu acho incrível o quanto a robótica é o maior evento do Sesi no Brasil e que traz à tona soluções de problemas do nosso dia a dia. Os alunos precisam levantar um problema de sua localidade, da sua rua, do seu bairro, da sua cidade e propor uma solução. E é isso que estamos vivenciando agora, assistindo as apresentações dos alunos, vendo quais são as propostas inovadoras deles, como é o robô que eles produziram e quais missões eles conseguem executar na mesa no tempo de dois minutos e trinta segundos. Esse robô tem que ser autônomo, ele não pode ser controlado por celular ou controle remoto. Eles poderiam até poderiam, mas a regra da FLL mundial não permite. E isso exige ainda mais dos alunos, no quesito raciocínio lógico, matemático e espacial”, explicou o coordenador de Educação do Sesi MT, Murilo Junior.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555