Voltar

Seminário discute saúde mental dos trabalhadores pós-pandemia

14/09/2022 - 17h40
Seminário TRT e Sesi MT
O Seminário foi realizado no auditório do Pleno do TRT

Insatisfação, cansaço, mal-estar, depressão dentre outros problemas psicológicos são queixas cada vez mais presentes nos serviços de saúde do trabalhador. Essa foi a discussão do Seminário "Os efeitos da pandemia da Covid-19 a médio e longo prazo na saúde do trabalhador", realizada na noite desta terça-feira (13). O evento foi idealizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT), em parceria com o Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi MT).

O Seminário, realizado no auditório do Pleno do TRT, teve o formato híbrido, on-line e presencial. A entrada social foi um litro de leite, que será destinado ao Oratório São Francisco em Juína-MT. Ao todo, foram arrecadados 80 litros de leite para a doação.

Uma das palestras foi do médico do Trabalho do Sesi Mato Grosso, Dr. Ediney Espínola. Em sua fala ele explicou que segundo um estudo do Instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros declararam que sua saúde mental piorou um pouco ou muito no último ano com a pandemia e os principais sintomas estão relacionados a ansiedade, insônia e depressão. “Notícias de infectados, leitos lotados, perdas de entes queridos são os principais motivos desse impacto agravante em mais da metade dos brasileiros” disse. 

Seminário TRT e Sesi MT
O evento discutiu a saúde mental dos trabalhadores pós-pandemia

Outra palestra foi do juiz do Trabalho do TRT, Adriano Romero. Segundo ele, devemos estar atentos a saúde dos trabalhadores. “Uma pesquisa aponta que o número de pessoas com a saúde mental afetada ainda irá piorar. A estimativa é que em média 35 milhões de pessoas apresentam os sintomas de ansiedade, insônia e depressão nos próximos anos. Podemos mudar a história da vida dessas pessoas, em especial dos trabalhadores, com hábitos mais saudáveis no ambiente do trabalho”, explicou.

O evento faz parte da programação do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Os efeitos da pandemia da Covid-19 refletem até hoje na vida de milhões de brasileiros, e o Sesi Mato Grosso acredita que ações como esta fazem a diferença na prevenção e valorização da vida.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555