Voltar

Sesi Escola MT prepara alunos para o ENEM 2022

15/09/2022 - 18h04
Aluna Renisia
Aluna Renisia Pinho, 17 anos, do 3º ano do Novo Ensino Médio

Com ensino de excelência e métodos inovadores, o Sesi Escola MT está preparando seus alunos para realizarem a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, principal porta de entrada para as universidades do país. O ‘Novo Enem’ só será aplicado em 2024, mas as unidades de Cuiabá e Várzea Grande já oferecem o Novo Ensino Médio aos alunos do 1º ao 3º ano.

A aplicação das provas será nos dias 13 e 20 de novembro, mas os alunos do Sesi Escola iniciam a preparação desde o 2º ano. São várias as estratégias utilizadas pelas unidades de Cuiabá e Várzea Grande para engajar os estudantes.

São realizados cursinhos nas terça e quintas com atividades diferenciadas. Na terça-feira são trabalhados diferentes temas por meio de oficinas, o diferencial é que o aluno escolhe qual área ele quer fazer, que na maioria das vezes é escolhida aquela que ele tem maior afinidade e deseja aprimorar ainda mais. Dentre as áreas estão: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Na quinta-feira é realizado um cursinho focado na resolução de atividades onde os professores das quatro áreas levam aos alunos questões que são recorrentes nas últimas provas do Enem. Nesse dia os professores ensinam os alunos a analisarem com atenção cada questão para encontrar a resposta correta.

Além dessas duas atividades, acontece também o aperfeiçoamento das redações com os estudantes. A correção dos textos é feita por meio do método de inteligência artificial e tecnológico chamado Letrus, uma plataforma de desenvolvimento de escrita com todos os critérios e as competências exigidas pelo Enem.

“As nossas atividades diferenciadas de ensino e aprendizagem oferecem muitas vivências que aproximam os alunos da experiência do Enem. A cada bimestre eles são desafiados a realizar, em um sábado, o simulado do Enem, sendo observado desde o horário estabelecido, com o fechamento dos portões, não permitindo a entrada atrasada dos estudantes, até o preenchimento do cartão resposta”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Sesi Escola Cuiabá, Heloisa Helena Borges. 

Aluna Carina
Aluna Carina Monia, 17 anos, do 3º ano do Novo Ensino Médio

De acordo com ela, a escola procura trazer situações que são comuns em processos avaliativos externos como concursos, vestibulares e o próprio Enem. "Nos sentimos fortalecidos porque há um envolvimento de mais de 90% dos alunos nessa atividade", pontua.

Outro diferencial do Sesi Escola na preparação dos alunos para o Enem é observar e entender as particularidades específicas de cada aluno e assim, incentivá-lo a esforçar-se mais naquilo em que tem dificuldade. Com esse período pós-pandemia, foi observado uma certa dificuldade dos alunos em manterem a concentração para melhor absorverem o conhecimento, dificultando a aprendizagem. Isso significa que a empatia, ingrediente primordial na vida pedagógica, deve se fazer ainda mais presente neste momento.

“O método do Sesi Escola me auxilia muito na prática, fisicamente e mentalmente, então para nós isso é excelente! Na prática auxilia a me preparar para a prova, que saberei calcular corretamente o tempo que tenho para fazer cada questão com calma e concentração”, disse a aluna Renisia Pinho, 17 anos, do 3º ano do Novo Ensino Médio.

Ela também explica como a escola contribui na escolha da sua profissão para o futuro com os métodos de ensino.

“O Sesi Escola também me auxilia muito na escolha para a minha futura profissão, e pensar em qual curso quero fazer. Por exemplo, na oficina eu escolhi o curso de humanas e linguagens. Nele tinha o requisito de ajudar instituições como ONGs, orfanatos, casas de apoio e eu vi que é isso que eu quero para o meu futuro, Serviço Social. A oficina está me ajudando muito, além de também me preparar psicologicamente para encarar o meu futuro”, explicou.

A estudante Carina Monia, 17 anos, também do 3º ano ressaltou como o Sesi Escola a ajudou a ter mais disciplina. “É muito bom e me ajuda na questão da aprendizagem, porque nós conseguimos aplicar o que vimos em sala de aula. Também sinto que estou mais disciplinada, e é um aspecto muito positivo que vou levar para a minha vida pessoal e de modo geral. A preparação que recebemos aqui no Sesi Escola não só na área de estudo teórico, mas também de estudo prático e questões sociais que vão além da nossa bolha”, finalizou Carina.

Texto: Luana Daubian / Sesi MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555