Voltar

Sesi MT aposta em programa de estágio para pessoas acima de 55 anos

20/10/2022 - 17h43
Um Senhor Estágio
Sesi MT aposta em estágio para pessoas acima de 55 anos

Estudante do primeiro semestre de Ciências Contábeis de uma faculdade particular em Cuiabá, Manoel Oliveira, 60 anos, chegou para se apresentar para o primeiro dia de estágio cheio de expectativas. Após anos trabalhando como operário de forma autônoma, atuando como pedreiro e em outros serviços de manutenção, ele enxergou no anúncio de vagas de estágio para pessoas com mais de 55 anos, divulgado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi MT), uma oportunidade para aplicar na prática o que está aprendendo em sala de aula e iniciar uma nova carreira de sucesso. 

O programa Um Senhor Estágio tem como objetivo, além da empregabilidade, a inclusão e valorização de uma geração que enfrenta frequentemente preconceitos relacionados à idade, que tem muito a contribuir com o mercado e com as futuras gerações.

“Estou muito entusiasmado porque tive a chance de acessar uma faculdade e, em seguida, conseguir a vaga de estágio”, declarou Manoel, que vai atuar na gerência Administrativa Financeira da do Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). Para ele, a empresa que investe em pessoas com mais idade só tem a ganhar. “Chegamos com muito entusiasmo e vontade de aprender. Além disso, na maioria das vezes, é uma oportunidade que essa pessoa busca há muito tempo, e a realização de um sonho e não será a idade que irá nos impedir de realizá-lo. Para mim, a oportunidade chegou na hora certa!”, assegura. 

RECEPÇÃO DONA ALVINA
Equipe Sesi Cuiabá recebendo a Sr. Alvina, nova estagiária

Selecionada pelo programa para atuar no Sesi Escola Várzea Grande, Lindalva de Souza, 58 anos, aluna do último semestre de Pedagogia, concorda com Manoel. “Quando assisti a matéria pela televisão sobre as vagas, logo pensei em me inscrever, porque não são muitas empresas que contratam estagiários nessa fase da vida. Muitas vezes, pensamos que não temos muitas chances de alcançar bons empregos, então, vejo como essa como uma grande oportunidade”, afirmou Lindalva, que tem ainda como objetivo futuro abrir sua própria escolinha no bairro. 

Alvina Marcondes, 56 anos, atuou vários anos como atendente de telemarketing e decidiu voltar a estudar. Optou pelo Saúde Coletiva, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Hoje, já no 5º ano da faculdade, nem acreditou quando viu que seu nome na lista dos selecionados para o programa. “Olhei e pensei: será que é verdade? Olhei de novo para confirmar (risos). Nessa idade, encontramos muitos obstáculos e preconceito para conseguir vagas de estágio e de emprego. Mas acredito que a idade não define, de forma nenhuma, o que um indivíduo é, nem aquilo que ele é capaz de desempenhar no ambiente de trabalho”.

Os novos estagiários foram recebidos com muita alegria pelas equipes das áreas onde irão atuar e pelas gerentes executiva de Estratégia e Pessoas do Sesi e Senai MT, Cibelle Leal, e de Pessoas, Kelly Viana – que na ocasião destacaram a importância do programa para a inclusão. “A experiência de vida acumulada, a maturidade e a paciência, em especial com o atendimento ao público, são os grandes diferenciais desses profissionais”, pontuou Kelly.

Cibelle lembrou que a primeira fase de Um Senhor Estágio foi um sucesso, com a contratação de estagiários para as unidades do Sesi em Rondonópolis, Sinop e Cuiabá, além da Unidade Corporativa (Unicorp) da Fiemt. “Nossa expectativa é lançar no ano que vem a segunda fase do projeto, com novas vagas em diferentes áreas”. 

UM SENHOR ESTÁGIO
O objetivo do programa é promover a inclusão / Assessoria

O programa
 
De acordo com o superintendente regional do Sesi MT, Alexandre Serafim, o programa fará a inclusão de profissionais experientes ou não em uma nova oportunidade no mercado de trabalho por meio do estágio não obrigatório. 

Ele destaca que a iniciativa também inclui mentoria reversa com jovens aprendizes, desenvolvimento de habilidades digitais e acompanhamento constante, para que os senhores estagiários se sintam rapidamente integrados à companhia. “Inúmeros estudos revelam como a inclusão de diferentes pontos de vista dentro de um time geram mais produtividade, inovação e, consequentemente, mais lucro para as organizações”.
 
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o número de pessoas na faixa acima dos 60 teve um aumento de 29,5% só entre 2012 e 2019. Em 2050, ano em que a expectativa de vida deve subir dos atuais 76,8 para 80 anos, essa parcela deve representar 30% dos brasileiros. 

Viviane Saggin | Sesi MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555