Voltar

Representantes do Sesi MT participam de formação docente em Brasília

12/12/2022 - 16h13
Profissionais discutiram e aprenderam mais sobre os materiais didáticos e as possibilidades de atuação
Representantes do Sesi MT participam de formação docente
em Brasília. / Foto: Gustavo Moreno

Representantes do Serviço Social da Indústria (Sesi) Mato Grosso participaram de curso para coordenadores pedagógicos dos núcleos de formação docente e mentoria, realizada pelo Centro Sesi de Formação em Educação, sediado em Brasília. Ao todo, participaram do evento profissionais de 24 regionais. 

Ao longo dos três dias, os coordenadores e representantes dos estados ficaram imersos em oficinas, organizadas de acordo com as etapas de ensino. Eles também tiveram a oportunidade de discutir e aprender mais sobre os materiais didáticos e as possibilidades de atuação docente.

Por meio de atividades e oficinas, a construção dos núcleos tem por objetivo criar uma rede de professores multiplicadores que vão assumir o papel de mentores nos departamentos regionais do Sesi. 

Para o coordenador regional de Educação do Sesi MT, Murilo Junior, foi um evento ímpar, pelo qual o Sesi Nacional coloca o pedagógico em primeiro plano. “Nesse primeiro momento, fomos capacitados quanto ao método, ferramentas de medição do conhecimento dos alunos (novo portal que será lançado com um banco de 45 mil itens) e o PPI - Planejamento Pedagógico Integrado, que funcionará como plano de intervenção, ação e melhoria”.

De acordo com Murilo, além da troca de conhecimento e experiências, os núcleos vão facilitar o trabalho em sala de aula e possibilitar que todas as escolas tenham uma mesma linguagem e metodologia. “Esse alinhamento, junto à formação continuada de docentes e gestores, é parte relevante do sistema estruturado de ensino do Sesi, maior rede privada de escolas do país”. 

Profissionais discutiram e aprenderam mais sobre os materiais didáticos e as possibilidades de atuação
Profissionais discutiram sobre os materiais didáticos e as
possibilidades de atuação. / Foto: Gustavo Moreno

A partir de janeiro de 2023 em diante, conforme a área de conhecimento, representantes dos professores farão a formação e se tornarão multiplicadores ao longo do ano, engajando toda equipe nesse movimento de elevação de proficiência dos docentes e alunos.

A formação é o pontapé inicial para contribuir no desenvolvimento de habilidades, competências e no compartilhamento de conhecimentos e aprendizagens docentes, além de apoiar na implementação de metodologias inovadoras do Sesi, como o Sistema Sesi de Educação (SSE), o Novo Ensino Médio, Nova Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outras políticas educacionais que já são realidade nas escolas da rede. 

Para a analista Maristela Bittencourt, que atua com a EJA no Sesi MT, foi um momento para recarregar as baterias e trocar experiências. “Tivemos acesso a muitas práticas inovadoras, ferramentas e tecnologias que vão projetar a EJA da Rede Sesi em alto nível”, pontuou.

Sesi MT foi representado ainda pelos analistas de Educação Tecnológica, Wesley Sarati Coelho, e do Novo Ensino Médio, Rogério Duraes.

Texto: Viviane Saggin | Sesi MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555