Voltar

Projeto Sesi na Pista leva três paratletas ao pódio da 38ª Corrida de Reis

16/01/2023 - 09h44
Corrida de reis
Daniel ficou paraplégico aos 17 anos, em uma tentativa
de homicídio. Foto: Emerson Oliveira

No último domingo (15), Cuiabá se tornou a capital da corrida, recebendo 15 mil atletas de diversos cantos do estado, do Brasil e de outros países para a 38ª Corrida de Reis. Entre os destaques da competição, o projeto Sesi na Pista, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi MT), correalizador do evento, levou 1.500 atletas para a prova, alcançando três pódios com pessoas com deficiência física, entre eles o primeiro lugar na categoria cadeirante masculino.

Daniel Silva do Nascimento cruzou a linha de chegada com 45'23'' minutos, se consagrou tricampeão da prova em sua categoria. A conquista também teve um gostinho especial, já que ele melhorou seu tempo. Em 2022, fez o percurso em 50’.

O atleta, que ficou paraplégico aos 17 anos, em uma tentativa de homicídio, encontrou no esporte o incentivo para superar as diversidades. Hoje com 27 anos, traçou uma carreira de sucesso, conquistando inclusive o terceiro lugar na última Corrida de São Silvestre.

“Foi meio difícil para mim, porque estou voltando da São Silvestre, mas superar meu tempo do ano passado já é uma vitória pessoal. Conquistando o primeiro lugar, garantindo o tricampeonato, são três Corrida de Reis, três título. Estou muito feliz e agradeço a todos que me ajudaram a chegar ao pódio”, comemorou, destacando que já na semana que vem, irá iniciar treinos e os cuidados para tentar recuperar porque sentiu uma fisgada no meu braço esquerdo e se preparar para próxima.

corrida de reis
Benedita Costa e Noelma Magalhães alcançaram o segundo
e o terceiro lugares, respectivamente. Foto: Emerson Oliveira

Participação feminina

Já na categoria feminina de pessoa com deficiência, Benedita Costa e Noelma Magalhães alcançaram o segundo e o terceiro lugares, com os tempos de 1h05 e 1h11, respectivamente.

“É uma prova bem difícil, principalmente, nos últimos quilômetros. Para mim, essa conquista representa uma vitória muito grande, já que enfrentei dois tratamentos de câncer. Nesta trajetória como atleta, pude contar com o professor do Sesi na Pista e o incentivo do grupo, que me deu muita força para eu enfrentar o tratamento e treinar até aqui”, destacou Benedita.

Noelma confessa que corrida de rua é um hobby que faz questão de manter. Participando do evento pela terceira vez, há alguns anos ela percebeu que o esporte era muito bom e que era aquilo que queria fazer para manter a qualidade de vida. “A prova é um pouco pesada, requer muito esforço e determinação, mas vale a pena, e é muito bom poder contar com o treinamento e o apoio de todos os participantes do Sesi na Pista”.

O projeto

O Sesi na Pista é um projeto voltado para grupo de corrida por meio de práticas semanais de atividade física com acompanhamento de um profissional de educação física. O objetivo é estimular a prática de atividade física por meio de grupos de corrida, caminhada e treinamento funcional a partir de parâmetros de intensidade, duração e frequência com vistas à melhoria da saúde física e mental dos trabalhadores da indústria, seus dependentes e do público em geral. Um serviço ofertado de forma gratuita em Cuiabá, Rondonópolis e Sinop.

O superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim, ressalta que a promoção da saúde do trabalhador da indústria e da comunidade como um todo faz parte da missão da instituição, e que por isso, cada vez mais, ela investe em eventos e projetos dessa natureza. “É uma formar de a indústria promover, de fato, o esporte, o lazer e a qualidade de vida das pessoas. Marcamos presença tanto nos parques durante os treinos com o Sesi na Pista, durante a semana, quanto dentro das indústrias, por meio do programa de ginástica laboral, que são programas fantásticos.

Corrida de reis
Daniel Silva, paratleta Sesi na Pista, cruzou a linha de
chegada com 45'23''.Foto: Emerson Oliveira

A Corrida

A prova é a maior do Centro-Oeste e uma das principais do Brasil tem como realizadoras a TV Centro América e Rádio Centro América, com correalização do Sesi MT, e conta com o apoio do Governo de Mato Grosso da Assembleia Legislativa (ALMT), e patrocínio da Unimed.Neste ano, o percurso teve 10 km, com saída da Ponte Sérgio Motta, em Várzea Grande, à Praça da Bandeira, em Cuiabá.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555