Voltar

O que são NRs e por que preciso delas?

02/02/2023 - 15h04

O que são Normas Regulamentadoras“Prevenir é melhor que remediar”. Quantas vezes você já ouviu essa frase? Muito popular e usado no dia a dia, esse ditado também faz total sentido com a realidade vivida por muitos trabalhadores dentro de uma organização. De acordo com uma pesquisa divulgada em 2022 pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, o Brasil ocupa a 4ª posição no ranking mundial de acidentes de trabalho com mortalidade.  

Se você é dono de uma empresa ou gerencia uma, provavelmente sabe que esse número é alarmante e que toda organização deve seguir uma série de normas obrigatórias e boas práticas a fim de evitar que a sua empresa também faça parte dessas estatísticas.  

A boa notícia é que as empresas podem contar com as Normas Regulamentadoras, também conhecidas como NRs. Criadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência, as NRs consistem em regras e instruções padronizadas que estabelecem os requisitos mínimos para garantir a saúde, segurança, integridade física e mental do trabalhador.  

Essas normas devem ser seguidas tanto pelos empregados como empregadores de uma empresa e têm como objetivo principal minimizar ou até mesmo extinguir qualquer risco de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. No Brasil atualmente são 37 NRs e recentemente foi aprovada a NR 38, que está prevista para entrar em vigor em 2024. Cada uma corresponde a um tema diferente com orientações que regulamentam os procedimentos que devem ser seguidos de acordo com cada atribuição e atividade realizada.  

Deste modo, tão importante como conhecer as Normas Regulamentadoras, também é imprescindível saber exatamente quais são as NRs destinadas às atividades da sua empresa. Isso porque, uma empresa que não segue as normas pode ter diversos problemas tais como: multas, custos previdenciários, processos judiciais, afastamento de funcionários, despesas com assistência médica e, consequentemente, redução da produtividade.  

Por isso, para te ajudar preparamos um material completo, exclusivo e totalmente gratuito que explica tudo sobre Normas Regulamentadoras. Você vai descobrir para quais empresas as normas são obrigatórias, qual a sua empresa precisa implementar, qual a validade das NRs, os valores das multas, as principais penalidades no âmbito administrativo, trabalhista e previdenciário em casos de descumprimento da lei. Clique aqui e acesse agora mesmo o guia completo e gratuito!

Texto: Rayane Gazola | Jornalista

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555