Voltar

Sesi Escola prepara equipe para ano letivo 2023 com imersão pedagógica

31/01/2023 - 10h46
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA SESI ESCOLA
Sesi Escola prepara equipe para ano letivo 2023 com imersão
pedagógica / Foto: Reprodução

A formação pedagógica de professores é crucial para garantir a qualidade de ensino e preparar os profissionais para lidar com as complexidades da sala de aula. No Sesi Escola, a preocupação com a capacitação dos profissionais vai além do conteúdo específico de suas áreas de conhecimentos. A instituição oferece programas de formação continuada para que eles possam se atualizar e desenvolver habilidades pedagógicas. Pensando nisso, para começar bem o ano letivo de 2023, a instituição promoveu uma imersão no mundo do fazer pedagógico, de 23 a 31.

Ao todo, 120 profissionais das unidades de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis, entre professores, coordenadores, orientadores auxiliares, participam de formação, que reuniu especialistas locais e convidados de renome nacional.

A programação do primeiro dia contou com temas como contação de história, com Josiane Oliveira; metodologias ativas, com o pesquisador e consultor, Professor Motta; diretrizes do projeto pedagógico, com a equipe Somos; aprendizagens para resultados por meio de indicadores (Enem), com Carlos Azeitona; e oficina de planejamento reverso, com Pricilla Boy. Já no segundo dia, os participantes desenvolveram atividades interdisciplinares e participaram de oficinas práticas. 

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA SESI ESCOLA
Profissionais das unidades de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e
Rondonópolis participaram da formação / Foto: Reprodução

Lilian Regina Pereira, tutora de matemática de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de Rondonópolis, ressaltou que o evento trouxe um novo olhar para a área aplicada na modalidade, de forma prática, dentro da vivência dos estudantes. “É uma oportunidade para que todos nós aperfeiçoemos nossas habilidades e conheçamos as últimas tendências e métodos de ensino, ajudando-nos a criar um ambiente de aprendizagem eficaz e enriquecedor para os alunos. Os conhecimentos adquiridos irão enriquecer muito o meu trabalho como educadora.”

Desafios em sala de aula

De olho nas melhores práticas pedagógicas, o Sesi Escola aposta em metodologias ativas de ensino, como a aprendizagem baseada em projetos e na experiência dos estuantes, a gamificação e protagonismo dos alunos, além do planejamento reverso.  

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA SESI ESCOLA
A formação reuniu especialistas locais e convidados de renome
nacional / Foto: Reprodução

Para a gerente da unidade de Várzea Grande, Luciana Brandão, a semana pedagógica proporcionou aos professores momentos de vivências e aprendizado com muita reflexão sobre o aprender e o ensinar. “É importante estimular o aprendizado dos alunos com estratégias e diferentes metodologias que estão de acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), visando maior engajamento dos alunos e, assim, concretizando o objetivo que é aprendizagem”.

A gerente de Educação do Sesi Mato Grosso, Simone Cruz, ressalta que formar professores é fundamental para garantir uma educação de qualidade, por isso, a instituição sempre esteve comprometida em investir na capacitação de seus docentes para que possam atender às demandas e desafios da sala de aula nos tempos atuais.  

“Com programas de formação continuada, os professores têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e desenvolver habilidades pedagógicas que vão contribuir para o sucesso dos alunos. Além disso, a instituição busca aprimorar suas metodologias de ensino e inovar em seu modelo pedagógico. É uma escola que investe em seus professores e em uma educação de excelência”, finalizou.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555