Voltar

Protagonismo: Estudantes preparam programação especial para recepcionar colegas na volta às aulas

02/02/2023 - 14h29
Volta às aulas
Estudantes foram recepcionados pela equipe pedagógia, 
antes de passar pelas salas e conhecer os pojetos da escola

O protagonismo dos estudantes é levado a sério nas turmas do Novo Ensino Médio do Sesi Escola, e nada melhor do que colocar em prática o conceito logo no primeiro dia do ano letivo. Na unidade de Cuiabá, foram os próprios alunos que preparam com todo o carinho a acolhida de novatos e dos colegas veteranos, com uma programação divertida e dinâmica.

A convite da coordenação pedagógica, liderada pela Heloísa Borges, o pessoal organizou, se empenou e definiu as melhores estratégias para dar as boas-vindas à comunidade escolar. A preparação teve início ainda no final do ano letivo de 2022, e há alguns dias o grupo se reuniu para explicar o plano para a gestão. “Eles formaram equipes divididas por áreas de linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza, escola da inteligência e plano pessoal de estudo. Se organizaram e montaram uma apresentação de 30 minutos cada para explicar os conceitos e como funciona a escola”, explica.

Após a acolhida no auditório com todos os estudantes, os jovens foram divididos em grupos e direcionados com os professores para as salas. Então, assistiram às apresentações com as informações sobre as áreas, os conceitos e como são as avaliações, ou sejam, os alunos já têm uma ideia de como o processo de aprendizado irá acontecer. Além disso, em outra sala também receberam instruções normas e regras da escola, direito e deveres.

Até mesmo estudantes que finalizaram o ensino médio no ano passado fizeram questão de participar dando depoimento sobre a vivência deles no ambiente escolar. A jovem Fernanda Bandieira, 17, é uma delas. “Foi uma das experiências mais inesquecíveis porque foi muito bom rever colegas, todo mundo, conhecer gente nova. Tive oportunidade de falar sobre questão de faculdade, primeiro emprego e experiências na escola”.

Volta às aulas
Alunos explicaram o processo de aprendizagem, destacando
o processo de aprendizagem do novo ensino médio 

Henrique Arantes, 17 anos, está no 3º ano e aprovou a iniciativa. “Tivemos uma recepção muito aconchegante da coordenação dos funcionários. E seguindo a proposta de incentivar o protagonismo, os alunos já puderam criar metas e objetivos para o ano, a partir das dinâmicas que fizemos”.

“Posso resumir o dia de hoje como um especial, no qual pudemos perceber o brilho nos olhos de cada um, tanto para quem estava à frente se apropriando, dizendo eu faço parte disso, quanto para quem assistia. Começamos com o pé direito com muito trabalho, mas com muita alegria e brilho nos olhos”, declara Heloísa.

Oficinas de vivência

Já a equipe pedagógica do Sesi Escola Várzea Grande apostou nas oficinas de vivência para os alunos do Novo Ensino Médio Sesi Senai. As atividades práticas e lúdicas buscaram ajudar os estudantes a se adaptarem ao ambiente escolar e a desenvolver habilidades socioemocionais. As atividades incluíram jogos de grupo, dinâmicas, atividades de expressão e reflexão, entre outras.

volta às aulas
Oficinas de vivência ajudam estudantes a se adaptarem ao
ambiente escolar e desenvolver habilidades socioemocionais

A gerente da unidade, Luciana Brandão, explica que objetivo foi proporcionar uma experiência positiva e enriquecedora aos estudantes durante o processo de volta às aulas, auxiliando-os a lidar com as expectativas e desafios da escola. “É uma oportunidade para os estudantes conhecerem uns aos outros, se familiarizarem com as rotinas e expectativas da escola, e desenvolverem habilidades importantes, como a comunicação, a resolução de conflitos e a gestão de emoções”.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555