Voltar

Em primeiro lugar: Equipe de robótica do Sesi Mato Grosso se classifica para festival nacional

13/02/2023 - 08h44
Torneio FLL
Esta é a segunda vez que a equipe conquista o troféu de 1º lugar
na etapa regional. Foto: Victor Hugo Pessoa/Sesi DF

A equipe Brotherhood, do Sesi Escola Cuiabá, se consagrou campeã na etapa regional e irá representar Mato Grosso no Festival Sesi de Robótica. A competição nacional ocorrerá de 16 a 18 de março, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, em Brasília (DF). O anúncio foi na tarde de sábado (11.02), durante o encerramento da etapa do DF do Torneio First Lego League (FLL) Challenge, na escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi). Além de três equipes mato-grossenses, participaram times de Goiás, DF e de Mato Grosso do Sul.

A competição teve início na sexta-feira (10), sob o olhar atento de 30 juízes e do público. Foram dois dias de julgamento: nas mesas com 15 missões baseadas no tema da temporada, e nos pits com apresentações de projetos de inovação.

Também foi considerado se as equipes estavam norteadas por valores fundamentais, os chamados core values, que incentivam o respeito e a cooperação entre os competidores. Assim como o projeto de inovação, o design do robô e o desafio na mesa, eles valem pontos. Cada uma das quatro áreas tem o mesmo peso no desafio e corresponde a 25% do desempenho da equipe.

Esta é a segunda vez que a equipe conquista o troféu de 1º lugar, o Champions, na competição regional.  “Foi muita emoção, porque é a nossa primeira temporada. Somos gratos e estamos bem felizes! A gente já está pensando em melhorar as programações [do robô] e em fazer o projeto ser maior, sempre trabalhando muito os core values”, diz Heloísa Ferrari, de 12 anos. O grupo mato-grossense de cinco alunos e dois técnicos encarou cerca de 20 horas de viagem até Brasília.

Para Gyovanna Jardim, de 12 anos, foi um momento muito especial para todos os membros do grupo.  “No core values fomos avaliados do início até o final da competição e tivemos que ter autonomia em todo momento, sem precisar da ajuda de técnicos para realizar nossas atividades do torneio”, lembra a menina, ressaltando que a expectativa está grande para a fase nacional, da qual os mais bem colocados conquistarão vagas para disputas internacionais.

Torneio FLL
Projeto de inovação foi pensado a partir da necessidade de
grande utilização da energia. Foto: Victor Hugo Pessoa/Sesi DF

Projeto de inovação

O projeto de inovação da equipe BrotherHood foi pensado a partir da necessidade de uma grande utilização da energia de hidrelétricas em Mato Grosso.

“Eles desenvolveram uma miniusina hidrelétrica nomeada de WaterElement, que gera energia com apenas um pequeno desnível de água e com uma força mínima. Projetada com o design de uma hélice helicoidal e uma bobina e com materiais reutilizáveis, sendo assim, muito mais acessível”, pontua a técnica e professora de robótica do Sesi Escola Cuiabá Mariana Capel.

Pensando em famílias de baixa renda, o projeto foi testado no Córrego do Barbado em Cuiabá, que também é um arroio sem vida aquática, o que faz o projeto ser pautado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Torneio FLL
Ao todo na etapa nacional participarão 100 equipes na FLL
Foto: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF

Etapa Nacional

Ao todo na etapa nacional participarão 100 equipes na FLL, 50 na categoria First Tech Challenge (FTC) e 45 na categoria F1 in Schools. Além da Brotherhood, na FLL, Mato Grosso será representado pelas equipes Dumonters MT, na (FTC), e Tucaré, na F1 in Schools.

Texto: Viviane Saggin – com informações Sesi-DF

Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555