Voltar

Vacina contra Influenza: entenda a importância de se imunizar

09/03/2023 - 16h41
campanha vacina
vacinação é importante não só para proteger o indivíduo
vacinado, mas também para evitar a disseminação do vírus

Com a proximidade do outono e inverno, muitas pessoas começam a se preocupar com a gripe. A doença, causada pelo vírus influenza, pode ser bastante grave e até mesmo fatal em casos mais extremos. Por isso, uma das formas mais eficazes de prevenção é a vacinação.

A vacina é recomendada para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade, principalmente para grupos considerados mais vulneráveis, como idosos, gestantes, crianças pequenas, profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas. “Esses grupos têm maior risco de desenvolver complicações decorrentes da gripe, como pneumonia, sinusite, otite, entre outras”, complementa do médico do Trabalho, do Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi MT), Ediney Espinola.

O médico afirma que a vacinação é importante não só para proteger o indivíduo vacinado, mas também para evitar a disseminação do vírus influenza na comunidade. “Quando mais pessoas são imunizadas, menor é a chance de o vírus se espalhar e infectar pessoas que ainda não foram vacinadas”.

De acordo com Espinola, a vacina é segura e eficaz, mas é importante lembrar que ela não protege contra outras doenças respiratórias, como o resfriado comum e a Covid-19. “Por isso, ao apresentar sintomas é fundamental continuar seguindo as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades de saúde, como o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social.

Apesar de estarmos familiarizados com a doença, a gripe mata mais de 500 mil pessoas por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e deve ser vista com cautela, principalmente tratando-se de crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.

Sesi MT implanta sistema automatizado de gestão de vacinas

Principais benefícios da vacinação em empresas 

  • Prevenir doenças relacionadas diretamente às condições e ao ambiente de trabalho
  • Prevenir doenças que interferem diretamente na capacidade produtiva do trabalhador
  • Prevenir doenças frequentemente encontradas na comunidade e que podem afetar o trabalhador em seu ambiente de trabalho
  • Reduzir as doenças infecciosas e suas graves consequências
  • Promover a saúde do trabalhador.

campanha vacina
As empresas devem usar dessa ferramenta como forma de
reduzir o absenteísmo. Fotos: Divulgação

Como se imunizar

O Sesi MT tem um compromisso com as empresas e com os trabalhadores da indústria para garantir a realização anual da campanha de vacinação contra a gripe. Trata-se de uma ação que visa a proteção do trabalhador, para a qual a entidade dispõe de uma infraestrutura para proporcionar um atendimento in loco e ou nas unidades do Sesi em Cuiabá, Rondonópolis e Sinop.

A instituição disponibilizará dois tipos de vacina: trivalente e quadrivalente. A primeira, protege contra os tipos A (H1N1 e H3N2) e B (Victoria lineage). Já a quadrivalente protege contra tipos de vírus A (H1N1 e H3N2); B (Victoria lineage); e B (Yamagata lineage).

Os trabalhadores interessados devem procurar o setor de saúde e segurança ou gestão de pessoas de sua empresa.

Saiba mais sobre as diferenças e benefícios Aqui

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555