Voltar

FTC: Equipe de VG projeta e programa robô para competição nacional

14/03/2023 - 09h22
equipe FTC Dumonters
As equipes são avaliadas pelos robôs, que pesam até 25 kg
e devem cumprir missões. Foto: Viviane Saggin

A equipe de robótica Dumonters do Sesi Escola Várzea Grande estreia na categoria First Tech Challenge (FTC), do Festival Sesi de Robótica, que ocorre entre os dias 16 e 18 de março, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Ao todo, competem na modalidade 50 equipes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Os jovens estudantes do novo ensino médio Sesi e Senai, na unidade de Várzea Grande, Murilo Ribeiro, Isadora Silva, Pedro Rodrigues, Julia Almeida, Stéfanie Corrêa, Ryan Juliani, Juliano Duarte e Aline Martins estão se preparando há mais de seis meses. Para isso, eles precisaram aprender a trabalhar com máquinas e circuitos – os mesmos equipamentos utilizados por engenheiros.

Para isso, eles aplicam conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM, na sigla em inglês) para criação de projetos de inovação, além da construção e programação de robôs, que devem completar missões.

Na prova, as equipes são avaliadas pelos robôs, que pesam até 25 kg e devem cumprir missões, como também pelo envolvimento com a comunidade. São avaliadas ainda pelo relacionamento com outras equipes e a maneira como levam ciência e tecnologia para o maior número de pessoas.

“Na FTC, a gente aprende comunicação, raciocínio lógico, trabalho em equipe e, entra também principalmente, na parte profissional, aprendendo a desenvolver melhor nossas tarefas, tanto de engenharia, marketing, como gestão de projetos”, explica Murilo, ressaltando que o grupo é inspirado no inventor, aeronauta e esportista em Santos Dumont.

Outro critérios de avaliação da competição é o projeto de inovação, como explica a estudante Isabela: “nosso projeto é o Dumont Inova, que tem como propósito de levar o conhecimento tecnológico, por meio de oficinas de robótica, às pessoas que não tem acesso. Já realizados edições, uma no projeto Siminina, e outra na escola pública da rede estadual”.

Sesi MT e Senai MT têm cinco equipes no maior festival de robótica do Brasil

equipe FTC Dumonters
|Um dos critérios de avaliação da competição é o projeto
de inovação. Foto: Viviane Saggin

O festival

O Festival Sesi de Robótica inclui quatro torneios principais: First Lego League (FLL), First Tech Challenge (FTC), First Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools. O tema principal da temporada é Energize, pela qual crianças e adolescentes, de 9 a 18 anos, devem buscar soluções para desafios ligados à energia.

A programação será aberta ao público. Na quarta-feira, 15 de março, dia de ambientação das equipes, a entrada será permitida das 15h às 17h. As competições terão início na quinta (16) e seguirão até sábado (18), com a visitação do público das 9h às 17h.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555