Voltar

Equipe do Sesi VG conquista prêmio em festival de robótica na categoria FTC

20/03/2023 - 16h37
dumonters troféu
Pioneira na modalidade FTC em MT e única representante
do estado da categoria; Foto: Gustavo Moreno/ Sesi 

Longas horas de trabalho e dedicação deram resultado para os estudantes do Sesi Várzea Grande que compõem a equipe de robótica Dumonters. O time conquistou o Prêmio Pensamento Criativo (Think Award), que reconhece a melhor jornada do processo de projetos de engenharia, no 5º Festival Sesi de Robótica, na modalidade  First Tech Challenge (FTC)). O evento, que ocorreu entre os dias 15 e 18 de março, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, reuniu 1.500 estudantes que competiram em quatro categorias distintas.

Pioneira na modalidade FTC em Mato Grosso e única representante do estado da categoria na competição, a Dumonters é formada pelos alunos do novo ensino médio Murilo Ribeiro, Isadora Silva, Pedro Rodrigues, Julia Almeida, Stéfanie Corrêa, Ryan Juliani, Juliano Duarte, Aline Martins e Caroline Goes. Completam o time os técnicos Carlos Juliani, Wesley Coelho e Luana Peralta.

O nome da equipe é uma homenagem ao inventor, autodidata e esportista brasileiro Santos Dumont e o robô da equipe foi batizado de 7Bis.

Segundo o técnico Carlos Juliani, a equipe estreou na competição após, apenas, quatro meses de preparo. Nesse tempo, foram muitos os imprevistos e dificuldades na parte de desenvolvimento do projeto e de engenharia enfrentados pelos estudantes. “Todos estávamos conhecendo como funciona o processo, então, fizemos vários protótipos até chegar ao robô que competiu. Os alunos se dedicaram, acreditaram e a equipe deu o seu melhor”, pontua.

Dumonters
Prêmio econhece a melhor jornada do processo de projetos
de engenharia. Foto: Gustavo Moreno/ Sesi 

O companheiro de equipe Wesley Coelho lembra que foi necessário, inclusive, a aquisição de placa de controle do robô três dias antes de a equipe embarcar para o festival. Além disso, teve peça quebrada, sendo preciso imprimir uma nova a laser. “Até mesmo os pais contribuíram. Um deles, que é pintor, ajudou com a pintura do robô no fim de semana antes da partida. O que podemos dizer é que foi um trabalho superação, em que a equipe acreditou mesmo tendo grandes desafios. Contamos com o apoio da comunidade escolar, dos pais, da gestão e, assim, conseguimos chegar em um resultado satisfatório”.

A jovem Julia Almeida ressalta que receber o prêmio foi uma sensação gratificante, principalmente, por ser uma equipe estreante na modalidade. “Foi uma experiência nova para nossa escola e para todos nós. Trazer esse troféu para Mato Grosso é uma conquista incrível para nós e um legado para as futuras gerações da robótica no estado. A nossa equipe está muito orgulhosa por tudo que a gente conquistou e muito grata aos técnicos, professores e as instituições Sesi e Senai, e com grandes expectativas do que está vindo pela gente”.

Para o piloto da equipe, Murilo Ribeiro, o grupo superou os seus limites e voou alto em busca dos sonhos. “Foram dias e noites dedicados ao projeto, mas por fim toda dedicação foi lindamente coroada com esse troféu, que é equivalente ao 4º lugar do torneio. Estamos muito felizes e satisfeitos com nosso resultado, e já demos início nos preparativos para próxima temporada, a fim de obtermos resultados ainda melhores”.

Dumonters
Equipe superou os seus limites e voou alto em busca dos
sonhos. Foto: Gustavo Moreno/ Sesi 

Participação do Sesi MT

 O Festival Sesi de Robótica é uma realização anual do Departamento Nacional do Sesi e, nesta edição, contou com mais de 1.500 estudantes de 9 a 18 anos, das 27 unidades da Federação. O Sesi Mato Grosso esteve presente ainda com as equipes Brotherhood, na FIRST Lego League (FLL) e Tucaré, na F1 in Schools), além da Agrotech, formada por alunos do Sesi Senai Várzea Grande, na categoria e FIRST Robotics Competition (FRC).

Para o superintendente regional do Sesi MT, Alexandre Serafim, a participação dos alunos no Festival vai além da robótica, ensinando valores como comprometimento, gratidão, atenção aos problemas da sociedade, trabalho em equipe e autonomia, que serão levados para a vida. “É uma oportunidade única e inesquecível para nossos jovens estudantes. Eles deixam sua marca, e sua trajetória é marcada por essa experiência incrível”.

Confira os melhores momentos das nossas equipes no Festival

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555