Voltar

Oficinas mecânicas: Evento gratuito discute segurança do trabalho e aprendizagem industrial

22/03/2023 - 09h33
Sindirepa
Evento apresenta tendências e boas práticas relacionadas
à saúde, segurança e aprendizagem industrial. Divulgação

Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança no Trabalho e transmissões para o eSocial, além de obrigações e oportunidades da aprendizagem industrial serão abordados em evento gratuito, em Cuiabá, para reparadores de veículos. A roda de conversa ocorre na quinta-feira (23), às 18h30, na sede do Sistema Fiemt, localizado na Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo. Inscreva-se aqui.

O objetivo é conscientizar os empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho, além de destacar a necessidade de qualificação profissional.

A programação conta com as palestras Mudança das NR´s de SST para transmissão ao eSocial, com o engenheiro de segurança do trabalho Paulo Camacho e a supervisora de Saúde Ocupacional Sulwey Lopes, do Sesi MT; e Aprendizagem: Obrigação ou Oportunidade, com o gerente de Educação do Senai MT, Marcos Vinicius Ribeiro.

A realização é do Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios de Mato Grosso (Sindirepa/MT), Serviço Social da Indústria (Sesi MT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT).

Boas práticas

As NR´s são um conjunto de regras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que visam a garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores em seus locais de trabalho. Essas normas são obrigatórias para todas as empresas e devem ser seguidas rigorosamente para evitar acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Sindirepa
Roda de conversa aborda as obrigações e oportunidades
da aprendizagem industrial. Foto: Divulgação

Um dos pontos que serão discutidos no evento será a transmissão das informações de Saúde e Segurança no Trabalho para o eSocial - sistema criado pelo Governo Federal que unifica a prestação de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais pelos empregadores. Com a transmissão dessas informações para o eSocial, espera-se que haja uma maior efetividade na fiscalização do cumprimento das normas trabalhistas, além de uma maior transparência na relação entre empregador e empregado.

Além disso, a roda de conversa aborda as obrigações e oportunidades da aprendizagem industrial  - uma modalidade de formação profissional que combina a teoria e a prática em um ambiente de trabalho real. A formação é voltada para jovens entre 14 e 24 anos e visa a capacitação e inserção desses jovens no mercado de trabalho.

Entre as oportunidades da aprendizagem industrial, destaca-se a possibilidade de as empresas formarem trabalhadores qualificados de acordo com suas necessidades específicas. “Isso permite que as empresas tenham profissionais capacitados e alinhados com suas demandas, o que pode resultar em um aumento na produtividade e na qualidade dos serviços prestados”, destaca Marcos Ribeiro.

“O evento é uma oportunidade única para empresários e profissionais conhecerem as tendências e boas práticas relacionadas à saúde, segurança e aprendizagem industrial, além de possibilitar a troca de experiências e networking entre os participantes”, ressalta o presidente do Sindirepa MT, Reny Maltezo.

Serviço

Roda de Conversa com Reparadores

Data: Quinta-feira (23 de março)

Horário: 18h30

Local: Sede do Sistema Fiemt, localizado na Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo.

Inscreva-se aqui.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555