Voltar

Estudantes do Sesi VG são vice-campeões em olimpíada nacional de astronomia

23/03/2023 - 10h37
Mobfog
Durante a olimpíada, os alunos apresentaram os
modelos em dois lançamentos. Foto: Divulgação

Três alunos do ensino fundamental II do Sesi Várzea Grande foram vice-campeões da 38ª Jornada de Foguetes, organizada Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) e pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), na Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. A competição, que ocorreu de 20 a 23 de março, foi entre 37 escolas de todo o país e o foguete da equipe Tribus Andrômedra percorreu 135m.

A equipe mato-grossense é composta por Rodrigo Rabelo, 13, Gabriela Moraes, 13, e Victor Hugo Lopes, 15 anos, que foram acompanhados pela professora Bia Moraes. O time conta ainda com o apoio técnico dos professores de educação tecnologia Robson Correa e Maria Conceição.

Para participar do evento, os adolescentes construíram, com auxílio dos docentes, foguetes de garrafa pet, movido à água e ar comprimido. Os estudantes representaram Mato Grosso na competição entre equipes de todo o país. A seleção foi feita por meio de provas escritas e da construção de bases de lançamento.

Durante a olimpíada, os alunos apresentaram os modelos em dois lançamentos, na segunda, terça e quarta-feira. O evento teve encerramento nesta quinta (23), com a premiação. Para os estudantes trata-se de uma oportunidade única de aprendizado e compartilhamento de conhecimentos.

“Foi uma experiência maravilhosa, com muito aprendizado e diversão. Foi tudo muito novo para nós, por ser nossa primeira vez na Mobfog. Nos esforçamos bastante e conseguimos o segundo lugar. Foi uma experiência inesquecível”, declara Gabriela.

Para Victor Hugo a conquista de troféu foi uma grata surpresa. “Foi muito legal estar lá, porque podemos aprender muito com as outras equipes e com as palestras que tivemos. Quando recebemos o troféu fiquei muito feliz porque não esperava que conseguíssemos trazer para casa essa premiação”, completamente.

Mobfog
Objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela
astronáutica, física, astronomia e ciências

Rodrigo reforça o sentimento da equipe e diz que a experiência da viagem e a vivência com outras visões não têm preço. “Foi muito maravilhoso e gratificante. Uma viagem cheia de aprendizado. Eu me sinto muito feliz e muito animado. É uma honra ter conseguido chegar aonde chegamos, pois batalhamos e nos dedicamos muito a esse projeto”.

Para a professora Bia, a conquista foi emocionante, pois o resultado foi uma verdadeira superação. “Tivemos alguns problemas com o primeiro lançamento e a equipe superou as dificuldades. Ver a dedicação, o conhecimento para resolver os desafios, sendo verdadeiro protagonistas, e a vontade deles de vencer foi ter a certeza de que tudo valeu a pena”.

De acordo com o professor Robson, a classificação e o vice-campeonato mostram que todo o esforço e perseverança valeram a pena. Levaram o nome do Sesi Escola Várzea Grande e de Mato Grosso para um evento nacional.

“Por meio desta importante conquista, pretendem dar continuidade a projetos e ações como essa na contínua caminhada para uma escola de excelência, boas práticas pedagógicas que visem dar bons exemplos para os jovens alunos e mostrar que é muito importante lutar por um sonho”.

Estudantes de Várzea Grande embarcam para Mostra Brasileira de Foguete

foguetes
Alunos construíram foguetes de garrafa pet, movido
à água e ar comprimido. Foto: Divulgação

A Mobfog

A mostra é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional.

A Mobfog tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela astronáutica, física, astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555