Voltar

28 de abril marca dia mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho

26/04/2023 - 15h17
saúde e segurança
O tema da segurança e saúde no trabalho tem sido cada vez
mais discutido e dabatido nas empresas. Foto: Divulgação

Na próxima sexta-feira, 28 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, uma data criada com o objetivo de conscientizar empresas, trabalhadores e governos sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

No Brasil, segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, foram registrados mais de 900 mil acidentes de trabalho em 2021, com 2.950 mortes decorrentes desses acidentes. Já em Mato Grosso, foram registrados 10,7 mil acidentes, sendo que 107 ocasionaram mortes.

Diante desses números alarmantes, o tema da segurança e saúde no trabalho tem sido cada vez mais discutido e debatido em empresas, órgãos governamentais e entre trabalhadores e sindicatos.

“Nesse sentido, é importante que as empresas se preocupem em promover um ambiente de trabalho seguro e saudável, investindo em equipamentos de proteção individual, treinamentos e capacitações para seus funcionários, além de realizar regularmente inspeções e auditorias para identificar possíveis riscos e corrigi-los”, explica o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Márcio Alves.

Abril Verde: Confira 7 dicas de boas práticas em saúde e segurança do trabalho

Por outro lado, os trabalhadores também devem estar conscientes dos riscos relacionados às suas atividades profissionais e adotar medidas preventivas para evitar acidentes e doenças ocupacionais. “É fundamental que os trabalhadores saibam utilizar corretamente os equipamentos de proteção individual e sigam as normas e procedimentos de segurança estabelecidos pela empresa”, pontua.

Além disso, Márcio lembra que é importante que os governos adotem políticas públicas que incentivem as empresas a investir em segurança e saúde no trabalho e que promovam a fiscalização para garantir o cumprimento das normas de segurança.

saúde e segurança
É fundamental que os trabalhadores saibam utilizar corretamente
os equipamentos de proteção individual. Foto: Divulgação

Programação do Sesi MT

Para ajudar a reforçar a importância desses temas nas empresas, o Sesi MT preparou uma série de palestras especiais para informar, conscientizar e, consequentemente, prevenir os trabalhadores sobre esses riscos. 

28 de Abril - Dia das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho

Serviços ofertados

• Palestra Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva | Duração: 1h

• Palestras Noções de Prevenção de Acidentes no Trabalho | Duração 1h

28 de Abril - Dia Nacional de Mobilização Pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

Serviços ofertados

• Palestra Qualidade Vida | Duração: 1h

• Sesi Ginástica na Empresa

• Sesi na Pista

• Sesi Corporativo (grupos de corridas, caminhadas, treinamento funcional, futsal, vôlei, treinamento em academia.

Saiba mais aqui

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555