Voltar

Sistema Fiemt recebe homenagem por programa de inclusão de pessoas com deficiência

02/05/2023 - 17h50
mocaoaplausos
Homenageados durante a reunião da Diretoria do Sistema Fiemt

O Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), nas pessoas do presidente Silvio Rangel, diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim, o gerente de Educação Profissional do Senai MT, Marcos Ribeiro e a coordenadora de Inclusão e Responsabilidade Social, Denise Molina, foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em razão da iniciativa da formação de aprendizagem e posterior contratação de pessoas com deficiência.

A moção de aplausos foi conferida pelo deputado estadual Wilson Santos aos profissionais da indústria que trabalham pela inclusão no Sistema. A homenagem foi entregue pelo deputado estadual Júlio Campos e pelo senador Jayme Campos durante a reunião da diretoria na última sexta-feira (28.04). No total foram 23 profissionais que concluíram a aprendizagem, foram contratados e já atuam nas unidades do Sesi e Senai em Cuiabá e Várzea Grande.

“Queremos prestar essa homenagem para o Sistema Indústria que está sendo pioneiro porque a gente vê pessoas que estavam excluídas e agora tendo uma oportunidade de trabalho, de melhoria de vida, sendo incluídos na economia, no trabalho e na sociedade profissional mato-grossense. É desse tipo de iniciativas que nós queremos ter em todas as organizações. Não só o sistema da Federação da Indústria, mas também os outros segmentos”, afirma o deputado Júlio Campos.

O programa de aprendizagem teve início em 2020, sendo aditivado em razão da pandemia de covid-19, com 900 horas de formação. Ao longo dos anos, os aprendizes passaram pela capacitação profissional para atuarem no Sistema Indústria. Na cerimônia de encerramento da primeira turma foi anunciada que outra turma de 25 aprendizes estava sendo iniciada.

“Quero agradecer de coração por essa homenagem, além de agradecer a toda nossa equipe que realmente faz esse trabalho brilhante de inclusão social. Estão vindo mais projetos de inclusão de pessoas com deficiência nas indústrias. Acredito que esse é um trabalho importante e que realmente é capaz de mudar a vida das pessoas”, disse o presidente da Fiemt.

De acordo com a Lei de Cotas (art. 93 da Lei 8.213/91) as empresas que possuem 100 trabalhadores ou mais devem preencher pelo menos 2% dos cargos para pessoas com deficiência, enquanto as que possuem mais de 1000 funcionários, a reserva precisa ser em torno de 5% dos cargos.

A iniciativa é resultado de uma parceria e do compromisso firmado entre o Senai MT, o Sesi MT e a Inspeção do Trabalho de Mato Grosso, por meio da Coordenadoria Regional do Projeto de Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.

Texto: Amanda Simeone

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555