Voltar

Sistema Fiemt apresenta projeto de saúde e segurança para setor de base florestal de MT

08/05/2023 - 17h06
SINDUSMAD
Lançamento do Base Segura será no Fórum da Indústria
Foto: Vívian Lessa

Um projeto inovador e histórico foi desenvolvimento Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso, por meio do Serviço Social da Indústria em Mato Grosso (Sesi MT), para dar apoio às indústrias do segmento de base florestal de Mato Grosso na área de gestão em segurança do trabalho. O Base Segura vai oferecer 373 horas de atendimento, assessoria, consultoria, palestras, treinamentos e apreciação de riscos para as empresas. 

A proposta foi apresentada na sexta-feira (05.05) ao setor e aprovada por unanimidade pelos representantes de oito instituições do segmento. O lançamento oficial do Projeto será realizado no Fórum da Indústria MT 2023, que será no dia 22 de maio, no município de Sinop, pelo Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt).

O Base Segura será concentrado em palestras, assessorias, consultorias e treinamentos em oito NRs, tais como gerenciamento de riscos ocupacionais e prevenção em SST (NR 1), comissão interna de prevenção de acidentes (NR 5), equipamento de proteção individual (NR 6), programa de controle médico de saúde ocupacional (NR 7), edificações (NR 12), condições de trabalho e conforto nos locais de trabalho (NR 24) e sinalização de segurança (NR 26). 

“O Sistema Fiemt, por meio do Senai, Sesi, Senai e IEL, reitera a disponibilidade para continuar atuando em prol de programas e projetos que possam contribuir para o aumento da competitividade da indústria de Mato Grosso. Com essa estratégia as empresas fazem um trabalho preventivo, garantindo um ambiente de trabalho seguro para os trabalhadores e, especialmente, contribuindo para o desenvolvimento do setor”, pontuou o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel.

SINDUSMAD
Projeto foi aprovado por representantes de oito instituições
Foto: Vívian Lessa

Para o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), Wilson José Volkweis, o empenho da Federação irá trazer benefícios para todo o setor. “É uma iniciativa bem estruturada e planejada, apresentando uma solução para segmento no que se refere às adequações às Normas Regulamentadoras”, pontuou. 

De acordo com o diretor executivo do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Valdinei Bento dos Santos, o setor de base florestal se sentiu representado. “Estamos tratando da saúde e da segurança do trabalhador. Houve uma notificação setorial coletiva ordinária. Somos um setor muito produtivo, mas que carece financiamento e linhas de crédito. Tudo é privado, então é muito oneroso. O suporte da Federação e essencial para a segurança jurídica e financeira desses empresários”. 

O diretor do Sindusmad, Gleyson Tagliari, acrescentou que o projeto confirma a representatividade da Federação frente as necessidades das indústrias da base florestal. “Quero agradecer o empenho da Fiemt na formulação desse projeto que vem ao encontro das necessidades do setor, contribuindo para o fomento das indústrias no estado”, concluiu. 

Na reunião estavam presentes representantes do Cipem, Sindusmad, Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), Sindicato das Indústrias de Móveis do Norte do Estado do Mato Grosso (Simenorte), Sindicato Intermunicipal das Indústrias Madeireiras do Vale do Arinos (Simava), Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Base Florestal do Estado de Mato Grosso (Sindiflora), Sindicato dos Madeireiros de Sorriso (Simas) e Sindicato das Indústrias Madeireiras do Médio Norte no Estado de Mato Grosso (Sindinorte). 

Além disso, participaram a gerente da unidade Sesi Sinop, Edina Scheid, o gerente da unidade Senai Sinop, Bruno Cavalante, o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, o superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim e a superintendente da Fiemt e IEL, Fernanda Campos.

Texto: Vivian Lessa

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555