Voltar

Conheça os benefícios das NRs para sua empresa

11/05/2023 - 14h37

Validade cursos NRsMato Grosso tem sido destaque no cenário econômico nacional com um impressionante crescimento industrial, de acordo com uma análise do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) baseada na Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, é importante destacar que a produtividade e os resultados financeiros das empresas dependem não apenas do desempenho econômico do estado, mas também da adoção de medidas preventivas de saúde e segurança para seus trabalhadores.

Nesse sentido, a implementação das Normas Regulamentadoras (NRs) é essencial para garantir a segurança dos colaboradores, valorizar sua equipe e cumprir obrigações legais, além de contribuir para a produtividade e imagem positiva da empresa. A seguir, destacamos mais detalhadamente alguns desses benefícios. Confira!

➡️ Prevenção de acidentes:   A prevenção de acidentes de trabalho é crucial para salvar vidas e evitar lesões graves. E a adoção de medidas de segurança, em conformidade com as NRs, é a maneira mais eficaz de alcançar esse objetivo. Afinal, quando os trabalhadores seguem procedimentos claros e precisos, com o uso de equipamentos adequados e a execução de tarefas de maneira segura, há menos chances de ocorrerem erros e falhas na produção e, consequentemente, acidentes de trabalho. 

➡️ Valorização dos colaboradores: A adoção das NRs demonstra que a empresa valoriza seus colaboradores e se preocupa com sua segurança. Essa atitude pode contribuir com o sentimento de reconhecimento por parte do colaborador, motivar os profissionais, aumentar sua satisfação no trabalho e melhorar a qualidade do serviço e comprometimento da equipe. Além, claro, de estimular e fortalecer a cultura de hábitos saudáveis, tanto de forma individual como coletiva.  

➡️ Aumento da produtividade: Colaboradores que se sentem seguros e protegidos tendem a ser mais produtivos e engajados em suas tarefas. Além disso, com a sensação de segurança ao realizar as atividades, e menos interrupções e pausas para lidar com incidentes, a equipe pode se concentrar melhor no trabalho e entregar resultados de qualidade. 

➡️ Cumprimento das obrigações legais:   O não cumprimento das NRs pode resultar em multas e penalidades legais para a empresa. Ao adotá-las, a organização se mantém em conformidade com as leis trabalhistas e evita problemas com as autoridades fiscalizadoras. Além disso, a redução do número de acidentes no ambiente de trabalho também contribui para diminuir os custos com indenizações trabalhistas.  

➡️ Credibilidade na imagem da empresa:   Uma empresa que prioriza a saúde e a segurança dos seus colaboradores é vista como uma organização responsável e preocupada com o bem-estar da sua equipe. E isso não só pode melhorar a imagem da empresa perante os clientes, como pode contribuir para o fortalecimento e credibilidade da marca. 

Agora que você já conhece benefícios das NRs para a sua empresa, conheça também os valores das multas e cada uma das penalidades em caso de descumprimento das normas. Para isso, basta baixar aqui o guia  completo  e totalmente  gratuito  do Sesi Mato Grosso sobre as Multas e Penalidades Jurídicas pelo descumprimento das NRs.

Texto: Rayane Gazola | Jornalista 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555