Voltar

Estudantes são transportados para o mundo encantado de O Pequeno Príncipe com concerto da Orquestra Sesi MT

19/05/2023 - 18h06
concerto
Com um repertório cuidadosamente selecionado,
espetáculo apresentou clássicos musicais

A Escola Municipal de Ensino Básico Terezinha Silva de Souza, localizada no bairro Alfredo de Castro, em Rondonópolis, foi palco de um evento cultural verdadeiramente inesquecível para os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Nesta sexta-feira, 19, a comunidade escolar teve o privilégio de vivenciar um concerto didático emocionante, proporcionado pela Orquestra Sesi MT. Inspirado na obra atemporal O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, o espetáculo levou os alunos a uma jornada mágica e encantadora.

Com um repertório cuidadosamente selecionado, o concerto apresentou clássicos musicais, incluindo a trilha sonora do filme O Pequeno Príncipe, composta por Hans Zimmer e Richard Harvey. "Essa é uma iniciativa que valoriza a educação, utilizando a cultura, a música e as artes como ferramentas essenciais", destaca o maestro Fernando Pereira, ressaltando que a Orquestra Sesi MT tem desempenhado um papel fundamental na disseminação da música clássica e no estímulo ao desenvolvimento cultural e educacional das crianças.

Para um dos alunos, a experiência foi transformadora. "Foi incrível ver os músicos tocando e nos transportando para o universo do Pequeno Príncipe. Fiquei encantado com a magia da música e com a emoção que senti durante o concerto. Nunca vou esquecer desse momento", compartilha empolgado.

A diretora da escola, Claudia Vieira, também ressaltou a importância desse tipo de iniciativa para os alunos. "Ver o brilho nos olhos das crianças durante o concerto é algo indescritível. Essa experiência cultural enriquece o aprendizado e desperta o interesse pela música e pela arte, abrindo novas possibilidades para o desenvolvimento dos nossos estudantes", enfatiza.

Mediação de leitura

concerto
Ver o brilho nos olhos das crianças durante o concerto é
algo indescritível, diz diretora.

Antes do concerto, os professores da escola participaram de uma oficina de mediação de leitura organizada pelo Sesi MT. O objetivo foi fortalecer a prática da leitura na escola e apresentar aos docentes maneiras de incentivar o hábito de leitura, tornando o ambiente literário mais acolhedor para os alunos da rede pública de ensino.

A coordenadora de Inovação Social do Sesi MT, Luciana Lima, explicou que todas as atividades foram elaboradas com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), integrando a história de O Pequeno Príncipe ao planejamento escolar. "Os conhecimentos adquiridos pelos professores foram aplicados entre os dias 15 e 18, por meio de contação de histórias em sala de aula. O concerto didático, que encerrou essa ação educacional, consolidou o aprendizado de forma emocionante e memorável", destaca.

O superintendente regional do Sesi MT, Alexandre Serafim, afirma que os concertos didáticos proporcionam às crianças um contato valioso com a arte. "Isso é o que faz o coração acelerar e é a missão do Sesi. Durante a semana que antecede o Multiação, conseguimos trazer um pouco de cultura, alegria e, às vezes, até um abraço ou carinho para crianças que enfrentam dificuldades em suas vidas. Nossa equipe de Inovação Social, por meio da arte, da cultura e do lúdico, consegue trazer um pouco mais de conforto".

Segundo ele, a iniciativa cultural e educacional certamente deixará uma marca duradoura na vida dos estudantes, estimulando seu amor pela música e pela arte.

concerto

O projeto contou com o patrocínio da Bom Futuro e o apoio da Rumo, e faz parte das iniciativas do Multiação, integrando a programação do Mês da Indústria promovido pelo Sistema Fiemt.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555