Voltar

Equipe do Sesi Escola Várzea Grande avança para a 3ª fase da Olimpíada Nacional em História do Brasil

22/05/2023 - 15h12
olimpiada de história
Olimpíada é composta por seis fases de provas realizadas
de forma online, com duração de uma semana cada.

A equipe Pedro Álvares Bacana do Sesi Escola Várzea Grande se classificou para a 3ª fase da 15ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), voltada para escolas públicas e particulares de todo o país. A etapa foi iniciada nesta segunda-feira (22) e segue até o próximo sábado (29), com um total de 19,4 mil equipes, compostas, cada uma, por três estudantes e um professor.

O time mato-grossense é formado pelas irmãs gêmeas Ana Laura e Maria Fernanda Simão Pereira e Angelina Coelho, do 9º ano matutino, e conta com a orientação do professor Cacildo Nascimento.

Para Ana Laura, 14 anos, a ONHB, no geral, estimula os jovens que participam a saber mais e os prepara para o vestibular, além de melhorar o rendimento escolar de quem participa. as medalhas e certificados de participação podem ser usados para tentar estudar no exterior. “O acesso a conteúdo e informações, o trabalho em equipe, tudo é muito válido. Além das amizades que você faz ao longo de todo o caminho, as coisas que aprende e os laços que cria”, pontua, ressaltando que a equipe está empolgada.

O projeto também faz parte do edital ‘Vagas Olímpicas’ da Unicamp. De acordo com o desempenho, os participantes podem concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Universidade, sem fazer vestibular. 

O professor Cacildo lembra que o evento é uma oportunidade para alunos desenvolvam a prática da interdisciplinaridade, com o estudo da história, a geografia com a literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidade. “O trabalho em grupo possibilita também essa vivência que é muito interessante. Nessa preparação toda, percebemos o envolvimento deles, lendo bastante, trabalhando em grupo. Então isso é muito gratificante”.

Como funciona

olimpíada de história
Equipe Pedro Álvares Bacana na preparação para as provas 

A ONHB é realizada com apoio do Departamento de História da Unicamp, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Universidade e da Associação Nacional de História (Anpuh). Conta também com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.

É composta por seis fases de provas realizadas de forma online, com duração de uma semana cada. As questões de múltipla escolha e realização de tarefas são respondidas pelos participantes por meio de debate, pesquisa em livros, internet e orientação do professor. O formato oferece aos estudantes e professores a oportunidade de discutir temas que nem sempre são abordados em sala de aula ou estão presentes nos livros didáticos.

A final presencial, que ocorrerá nos dias 26 de agosto, na Unicamp, em Campinas (SP), prevê a realização de uma prova dissertativa e uma cerimônia de premiação (no dia 27) com entrega de medalhas de ouro, prata e bronze, além de medalhas de honra ao mérito.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555