Voltar

Brincando, alunos pensam o que fazer para melhorar o meio ambiente

06/06/2023 - 10h16
meio ambiente
Alunos aprendem sobre a importância da reciclagem
por meio da confecção de brinquedos.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado com muitas atividades divertidas nos Sesi Escola de Cuiabá e de Várzea Grande. Em ambas as unidades, os professores aproveitaram a data, 05 de junho, para trabalhar temas como a importância das plantas, da reciclagem, do reuso e do aproveitamento de materiais considerados inservíveis para população.

No Sesi Cuiabá, por exemplo, as crianças da Educação Infantil participaram de uma oficina de bonecos ecológicos. Com restos de meia-calça, substrato de pó-de-serra, sementes de alpiste, criatividade e cuidado, o grupo criou cabeças divertidas, cujo cabelo foi formado a partir do nascimento das plantas. Além de trazer a interação entre os alunos, a experiência desenvolveu as habilidades de cuidado com a natureza, reciclagem e a importância da água para os seres vivos.

Outra atividade desenvolvida nessa escola envolveu os pequenos e os mais grandinhos um pouco. Os alunos do 5º ano foram os responsáveis por apresentar a importância da reciclagem por meio da confecção de brinquedos. Enquanto se divertiam com o trabalho, os participantes puderam desenvolver a criatividade, o pensamento crítico e o aprendizado em relação ao consumo consciente.

meio ambiente
Oficina de bonecos ecológicos animou a garotada.

Do Sesi Várzea Grande, veio a associação do Meio Ambiente com a literatura. Os alunos do 1º ano tiveram contato com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O tema é muito sério, mas foi trabalhado de forma lúdica e com a contação da história “Vamos abraçar o mundinho”. Como conclusão dos festejos do Dia Mundial do Meio Ambiente, os alunos construíram um moral no qual desenharam formas de se proteger e cuidar do mundo.

Texto: Caroline Rodrigues

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555