Voltar

Aula inaugural marca início da 3ª turma da EJA em quatro municípios de MT

07/06/2023 - 15h47

Centenas de pessoas reuniram-se nas cidades de Sinop, Rondonópolis, Cáceres e Várzea Grande para participar da emocionante aula inaugural da 3ª turma do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (Sesi). O evento, que contou com a presença de 440 alunos, marcou o retorno desses estudantes ao ensino fundamental e médio.

Cada unidade do Sesi preparou uma programação diversificada para receber os alunos. Durante a aula inaugural, os participantes desfrutaram de atividades como ginástica laboral, apresentação do programa e uma calorosa recepção feita pelos professores e gestores do curso.

Em Cáceres, o depoimento de uma ex-aluno trouxe motivação e emocionou os estudantes. Simone Alves de Freitas é uma formanda que entrou na faculdade de pedagogia este ano, após concluir o curso.

Aula em cácerees
Sala de aula da EJA lotada em Sinop.
Foto: Divulgação

“Eu passei por vários obstáculos e não desisti. Fiz por mim. Eu sentia o orgulho da minha família e os olhos brilhantes do meu filho ao ver meu esforço. Minha primeira meta era concluir o ensino médio. E quando formei, segui para faculdade. Um mês depois de entrar no curso de pedagogia, consegui um estágio na prefeitura, no mesmo prédio onde há cerca de 10 anos eu era faxineira, é com muito orgulho. Agora, pretendo entrar no prédio como professora”, relatou a acadêmica de pedagogia.

Números da Eja

Os números revelam o interesse e a procura pela EJA nas respectivas localidades. Em Sinop, 111 alunos iniciaram o curso, enquanto em Rondonópolis o número de matriculados foi de 147. Cáceres registrou 77 novos alunos, e em Várzea Grande, a adesão foi de 105 estudantes.

A oportunidade de retomar os estudos e obter uma formação educacional é um convite aberto a todos. A EJA do Sesi proporciona uma jornada transformadora, permitindo que os alunos estudem de onde desejarem e nos horários que forem mais convenientes. Então, não perca a chance de ingressar nesse caminho de conhecimento e crescimento pessoal.

As inscrições para a 4ª turma da EJA estão abertas. Desta vez serão 350 vagas para ensino fundamental e médio em Cuiabá e Várzea Grande, 300 vagas somente para ensino médio em Rondonópolis, 150 vagas para ensino médio em Cáceres e 400 vagas para ensino fundamental e médio em Sinop.

Como funciona o curso

Ainda há oportunidade para aqueles que desejam se inscrever nas novas turmas. O curso é gratuito tanto para os trabalhadores da indústria quanto para a comunidade em geral. Com uma abordagem flexível, o programa é composto por 80% de aulas a distância e 20% de encontros presenciais, que ocorrerão semanalmente, de acordo com o calendário estabelecido.

EJa em Rondonópolis
Primeiro dia foi reservado ao acolhimento dos novos alunos.
Foto: Divulgação

A metodologia adotada pelo Sesi é baseada no reconhecimento dos saberes individuais, levando em consideração o conhecimento prévio de cada aluno e acelerando o processo de aprendizado. O currículo é estruturado em competências, seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Educação. Destaca-se a identificação, validação e certificação das habilidades e competências adquiridas pelos estudantes em suas experiências de vida e trabalho, uma das grandes inovações desse método.

Para se inscrever na EJA, os trabalhadores da indústria e seus dependentes devem apresentar uma cópia da Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho (com as páginas da foto, qualificação civil e contrato de trabalho) e o Histórico Escolar original nas unidades do Sesi e do Senai mais próximas. Já os demais interessados devem fornecer uma cópia da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e o Histórico Escolar original.

Texto: Caroline Rodrigues

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555