Voltar

Fiemt recebe visita do presidente eleito da CNI e fortalece parcerias para impulsionar a indústria em Mato Grosso

07/06/2023 - 23h57
CNI
O desenvolvimento da indústria de Mato Grosso foi tema central da
discussão. Foto: Lucas Nunes 

A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) recebeu nesta quarta-feira (07) a visita do presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e presidente eleito da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban. O encontro teve como objetivo principal fortalecer parcerias estratégicas e discutir a importância da indústria de Mato Grosso para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Alban foi recebido na sede do Sistema Fiemt pelo presidente Silvio Rangel, juntamente com a presença do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e do secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Miranda e vice-presidentes da federação. A presença das autoridades estaduais reforça o compromisso do governo com o setor industrial e a importância estratégica dessa visita.

Durante a reunião, foram discutidos diversos temas de relevância para a indústria mato-grossense e para o setor produtivo como um todo. A Fiemt apresentou ao presidente Alban os principais projetos e ações que vêm sendo desenvolvidos em Mato Grosso, ressaltando a contribuição da indústria local para a economia do estado e do país.

A indústria de Mato Grosso desempenha papel fundamental no cenário econômico do estado, sendo reconhecida como um importante motor de crescimento econômico e geradora de empregos. O setor representa 16% de todos os bens e serviços produzidos no estado, tem mais de 12 mil empresas e gera mais de 165 mil empregos diretos. 

Silvio Rangel destacou a importância da visita para estreitar os laços entre Mato Grosso e a CNI, visando impulsionar ainda mais o desenvolvimento do setor industrial no estado. "Estamos honrados em receber o presidente eleito da CNI e contar com a presença do governador e dos secretários nesse encontro. A indústria de Mato Grosso desempenha um papel estratégico na economia nacional, e estamos comprometidos em fortalecer parcerias que contribuam para o crescimento sustentável do setor", afirmou.

Em nome da Fiemt, o presidente expressou sua expectativa de que essa visita resulte em parcerias sólidas e ações conjuntas entre Mato Grosso e a CNI, promovendo a competitividade da indústria local, o fortalecimento da economia e o desenvolvimento social do estado.

Flor
O grupo Flor Ribeirinha, tradicional grupo folclórico cuiabano,
apresensentou seu novo espetáculo. Foto: Ana Rosa Fagundes

Durante seu discurso, Alban destacou que na condução da CNI vai ajudar a promover a neoindustrilização de Mato Grosso. “A riqueza desse estado precisa ser verticalizada: é preciso exportar proteína animal e vegetal de forma industrializada — e não somente in natura — e vamos atuar fortemente neste sentido”, destacou.

Ex-presidente da Fiemt e empresário do setor industrial, o governador Mauro Mendes deu boas-vindas ao presidente eleito da CNI, que assumirá o cargo em outubro. “Espero que a CNI ajude o Brasil a retomar a sua industrialização e reencontrar esse caminho. Tudo está em constante evolução e existem novos desafios que precisamos, de maneira disruptiva e corajosa, enfrentar com maturidade.

Também participaram do evento a primeira-dama Virgínia Mendes, o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPFMT, José Wenceslau de Souza Júnior, os vice-presidentes da Fiemt Edgar Teodoro, Jandir Milan, Gustavo de Oliveira, Rodrigo Guerra, Sérgio Antunes, Ulana Borges, o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini e o superintendente do Sesi, Alexandre Serafim.

Valorizando a cultura regional, a recepção foi realizada pelo grupo Flor Ribeirinha, tradicional grupo folclórico cuiabano.

Sobre a Fiemt: A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) é uma entidade que representa o setor industrial no estado. Sua missão é promover o desenvolvimento da indústria, atuando como interlocutora junto aos governos e demais instituições, buscando a melhoria do ambiente de negócios e a competitividade do setor.

Texto: Ana Rosa Fagundes/Eduardo Cardoso

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555