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Sesi Escola Cuiabá promove reflexão sobre identidade e representatividade por meio da leitura do Livro ‘A Cor Coraline’

23/11/2023 - 14h54
diversidade
Ao colocar uma criança negra para questionar qual lápis é
de fato "cor de pele", o autor propõe uma reflexão sobre
identidade, representatividade e empatia. Foto: Acervo

Na última semana, os alunos do 2° ano do Ensino Fundamental do Sesi Escola Cuiabá participaram de uma atividade pedagógica envolvente que promoveu uma reflexão sobre identidade e representatividade. A iniciativa teve como ponto central a leitura do livro "A Cor Coraline" (Editora Rocco), que aborda questões importantes relacionadas à diversidade e à percepção da cor da pele.

Ao longo da atividade proposta pelas professoras Aliete Pereira e Adriana Siqueira, os estudantes foram convidados a mergulhar no universo da obra de Alexandre Rampazo. O ilustrador, designer gráfico e escritor passeia pelas inúmeras possibilidades contidas numa caixa de lápis de cor e na imaginação infantil a partir da pergunta de um colega para a pequena Coraline, e mostra que o mundo é mais colorido – e diverso – do que nos acostumamos a pensar. Com texto curto e bem-humorado e ilustrações graciosas, o livro aborda o tema da diversidade de forma lúdica para os pequenos.

O autor utiliza a narrativa para provocar uma reflexão mais ampla sobre a diversidade étnica e a importância de enxergar para além das aparências. A escolha da cor do lápis como símbolo para essa reflexão trouxe à tona questões fundamentais sobre a construção da identidade das crianças, incentivando a empatia e o entendimento das diferentes experiências vividas por cada colega de sala.

Cor de coraline
Livro não é sobre a subjetividade no questionamento
do Pedrinho e sim sobre a construção de identidade
da pequena Coraline. Foto: Acervo

A coordenadora pedagógica da unidade, Eufrásia Costa, ressaltou a importância de abordar temas como esse no ambiente escolar. "É fundamental proporcionar aos nossos alunos um ambiente educacional que vá além dos conteúdos tradicionais. A leitura permitiu que os estudantes explorassem não apenas as palavras escritas, mas também as mensagens e reflexões presentes na obra", afirmou.

A aula diferenciada foi planejada como parte de um esforço contínuo da escola em promover a diversidade e a inclusão. O objetivo é criar um ambiente onde os alunos sintam-se representados e aprendam desde cedo a valorizar as diferenças. Ao final, os alunos expressaram suas impressões sobre a experiência, destacando a importância de discutir questões relacionadas à identidade e diversidade.

Texto: Viviane Saggin

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