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Democracia prática: Sesi Escola Cuiabá simula eleição presidencial com a participação dos alunos

27/11/2023 - 15h10
debate
Alunos fizeram debates para defender os planos de
governo. Foto: divulgação

Quem será o novo presidente? No cenário nacional, ainda não temos sequer os candidatos, mas dentro dos muros do Sesi Escola Cuiabá, a campanha está a todo vapor e segue para a fase final, a tão esperada hora de colocar o voto na urna. O processo eleitoral faz parte de uma atividade pedagógica, que desenvolve nos estudantes as noções de democracia, bem como empatia com a comunidade, já que os candidatos precisam apresentar a proposta de governo e ainda defender as ideias em movimentados debates.

Os candidatos a presidente de 2023 são os alunos João Marcelo, Alanis de Paula, Henrique Angelo Arantes e Beatriz. Eles tiveram o nome estampado nas cédulas, que hoje estão sendo marcadas pelos eleitores – comunidade escolar – e colocadas na urna. Logo após, haverá a contagem dos votos e, então, será revelado o nome do novo líder.

A aluna Alanis de Paula, por exemplo, tratou de fazer os santinhos para envio pelo whatsapp e encaminhou para os eleitores junto com uma lista de propostas, que abarcavam as áreas de Educação, Saúde, Desenvolvimento Sustentável, Emprego e Economia, Segurança e Bem-estar, Inclusão e Diversidade, Participação Cidadã e Cultura e Artes.

Entre iniciativas que ampliam o atendimento médico e atraem investidores, também estão preocupações de gestão como a transparência das ações públicas e ainda

eleição
Alunos foram convocados para votar nos melhores
preparados. Foto: divulgação

a consulta pública sobre as decisões mais importantes a serem tomadas pela gestão. “O trabalho começou pela formação dos grupos e distribuição dos cargos e funções. Depois, passamos para os debates e construção do plano de governo”, explica a candidata Alanis.

O candidato Henrique Angelo Arantes afirma que o trabalho exigiu atenção e desenvolveu várias habilidades. Conforme análise do estudante, os integrantes da equipe dele melhoraram a habilidade interpessoal, de falar em público, bem como estratégias de planejamento e execução. “Também aprendemos como um plano de governo funciona, quem foram os presidentes do Brasil e ainda refletimos sobre os problemas de nosso país e como podemos saná-lo”, afirmou o candidato Henrique.

Segundo a coordenadora do Novo Ensino Médio, Heloisa Borges, a atividade fez com que os alunos aprendessem na prática como exercer a cidadania a partir de um processo democrático. “Nossos alunos entenderam como funciona uma eleição e a importância de um plano de governo, além dos debates, nos quais o grupo candidato deve esclarecer os eleitores. É uma experiência prática e convergente com a formação de um cidadão”, argumenta.

Texto: Caroline Rodrigues

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