Voltar

Conheça o ensino prático e criativo que auxilia na inteligência emocional dos estudantes

18/12/2023 - 11h23

Educação SocioemocionalNa última terça-feira, 12 de dezembro, o Senado aprovou o Projeto de Lei 4.224/21, que visa criminalizar as práticas de bullying e cyberbullying, especialmente aquelas direcionadas a menores de 18 anos, incluindo esses atos na lista de crimes hediondos. Além disso, o projeto propõe que as prefeituras e o Distrito Federal adotem políticas de prevenção e combate à violência nas escolas.

Conforme estabelecido pelo projeto, bullying e cyberbullying (quando ocorrem online) são caracterizados como atos de "intimidação, humilhação ou discriminação", praticados de forma sistemática, individual ou coletiva, por meio de violência física ou psicológica. Essa violência pode manifestar-se de diversas maneiras, como verbal, moral, sexual, social, psicológica, física, material ou virtualmente.

O projeto destaca um ponto crucial: a educação não se limita aos livros e às salas de aula tradicionais. Ele enfatiza a importância de uma abordagem mais abrangente, que considere não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também as habilidades socioemocionais dos estudantes.

Ao refletirmos sobre a relevância de iniciativas voltadas para a promoção da saúde mental e o combate à violência nas escolas, percebemos o compromisso do Sesi Mato Grosso com uma educação de qualidade que ultrapassa as paredes das salas de aula. Há anos, incorporamos a Educação Socioemocional à grade curricular dos estudantes.

Cultivamos valores como empatia, solidariedade e respeito. Esses valores não são apenas palavras, são princípios que permeiam nossas atividades inspiradoras e educativas. Acreditamos que a prática desses valores deve ser uma parte integral da jornada educacional, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e a criação de um ambiente de aprendizagem positivo é fundamental para que crianças e jovens se desenvolvam plenamente, explorem seu potencial e sintam-se motivados para aprender, contribuindo assim para o sucesso individual e em grupo.

No Sesi Escola, nosso objetivo vai além de formar estudantes. Buscamos formar cidadãos conscientes, compassivos e preparados para contribuir positivamente para a sociedade. Se você se interessou em conhecer mais sobre nosso ensino prático e criativo, que vai além dos limites da sala de aula convencional, clique aqui e saiba mais!

Estamos comprometidos em preparar nossos alunos para os desafios da vida, capacitando-os não apenas com o conhecimento acadêmico, mas também com a capacidade de lidar com seus próprios sentimentos e emoções de maneira saudável.

Texto: Rayane Gazola | Jornalista

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555