Voltar

Ibero-Americano de Atletismo: Maurren Maggi traz sua inspiração para Cuiabá em ação envolvendo estudantes

07/05/2024 - 14h38
atletas escola
Competições ocorrem de sexta-feira a domingo (10 a 12.05),
na pista do Centro Olímpico de Treinamento da UFMT

A campeã olímpica Maurren Higa Maggi, que conquistou o ouro no salto em distância nos Jogos de Pequim-2008, traz sua inspiradora trajetória aos estudantes de Cuiabá na próxima quinta-feira (09/05), a partir das 9h. Sua visita, parte da divulgação do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, promete enriquecer o dia com bate-papos unidades escolares, incluindo o Sesi Escola Cuiabá e o Sesi Escola Várzea Grande.

A presença da atleta também está confirmada no Projeto Águias, na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), proporcionando uma oportunidade única de aprendizado e motivação para crianças e jovens talentos da região. Vicente Lenílson, que tem prata e bronze com o revezamento 4x100 m (Sydney-2000 e Pequim-2008), participa da ação.

"É grande a importância conversar com a nova geração, principalmente com crianças de escolas do Sesi, que valoriza o esporte mesmo com os pequenos. É um prazer imenso para mim, fiquei lisonjeada pelo convite de participar de uma ação com os alunos e espero fazer um bom trabalho", afirmou Maurren.

Ibero-Americano: Ídolos do atletismo medalhistas olímpicos visitam Sesi Escola

O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que vai reunir atletas de 24 países de países de língua portuguesa e espanhola, ocorre de sexta-feira a domingo (10 a 12.05), na pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). A competição tem entrada franca para o público e transmissão ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e pela TV Atletismo Brasil, por meio dos canais do YouTube do Time Brasil e da Confederação Brasileira de Atletismo.

O Brasil recebeu quatro edições do Ibero-Americano em Manaus-1990, Rio-2000, São Paulo-2014 e Rio-2016, que foi pré-olímpica como será agora a de Cuiabá. A primeira edição foi realizada em 1983, em Barcelona (ESP). Sobre trazer um Ibero-Americano para o Centro-Oeste do Brasil pela primeira vez a campeã olímpica aprovou."O Brasil, a Espanha, Portugal... países importantes, vamos torcer! Faço questão de estar em competições grandes como essa e pequenas também. Vai ser um prazer estar em Cuiabá", acrescentou Maurren, integrante do Programa Ídolos do Atletismo Loterias Caixa.

"Estamos entusiasmados em receber Maurren Maggi e Vicente Lenílson em nossas escolas. A presença deles motiva nossos alunos, mas também reforça a importância do esporte e da atividade física na formação integral dos estudantes. Acreditamos que essa interação com campeões olímpicos vai inspirar nossos jovens a perseguirem seus sonhos e a valorizarem a prática esportiva em suas vidas", afimou Alexandre Serafim, superintendente regional do Sesi MT.

A trajetória

mauren
Maurren coleciona honrarias em Mundiais Indoor, sendo
prata em Valência-2008 e bronze em Birmingham-2003

Maurren Higa Maggi alcançou a glória olímpica ao conquistar o ouro no salto em distância nos Jogos de Pequim-2008, marcando 7,04 m em seu primeiro salto. Essa vitória épica, definida por ela como "mágica", veio por uma diferença de apenas um centímetro sobre sua rival, Tatiana Lebedeva.

Além do ouro olímpico, Maurren coleciona honrarias em Mundiais Indoor, sendo prata em Valência-2008 e bronze em Birmingham-2003. Sua carreira internacional inclui finais em Mundiais como Sevilha-1999, Edmonton-2001, Osaka-2007, Berlim-2009 e Daegu-2011, além de conquistas como a medalha de prata na antiga Copa do Mundo em Madrid-2002 e o IAAF Grand Prix na mesma temporada.

Nos Jogos Pan-Americanos, ela brilhou como tricampeã, vencendo em Winnipeg-1999, Rio de Janeiro-2007 e Guadalajara-2011, além de outros feitos notáveis, como seu título na Universíade de Pequim em 2001 e sua vitória nos Jogos da Amizade em Brisbane, no mesmo ano.

Atletismo: Campeonato Ibero-Americano em Cuiabá terá 23 países e 516 atletas

Seu recorde pessoal de 7,26 m no salto em distância, estabelecido no Campeonato Sul-Americano de Bogotá em 1999, foi um dos melhores saltos da história da prova até então. Além disso, Maurren deixou sua marca no salto triplo, sendo recordista sul-americana com 14,57 m, e nos 100 m com barreiras, onde detém o recorde sul-americano desde 2001.

mauren
Atletas estiveram nas escolas em 2023, por ocasião da
realização do Troféu Brasil de Atletismo. Foto: Divulgação

Realizadores

O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo é uma competição da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), com realização do Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Governo do Estado do Mato Grosso, e parcerias com a Federação de Atletismo do Mato Grosso (FAMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Serviço Social da Indústria (Sesi MT).

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições. As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Agenda dos atletas

Sesi Escola Cuiabá - 9h e 15h; Sesi Escola Várzea Grande - 10h40 e 16h40; Projeto Águias na UFMT - 17h45.

Texto: Viviane Saggin com Assessoria CBAt.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555