Problemas com robô? A equipe do Machine Shop resolve!
Com a ajuda de três reis magos, na verdade três profissionais do Senai de Mato Grosso, dezenas de peças podem ser criadas e equipes são salvas pelo time do Machine Shop do Senai. Disponível durante todos os dias do Festival Sesi de Robótica etapa OFF Season - Mato Grosso, os serviços prestados pelo “pronto atendimento” da robótica vão desde a instalação de baterias, reparos dos robôs, até a fabricação de peças danificadas durante as partidas. Vale lembrar: é tudo gratuito!
O apoio dos experts é destinado as equipes que competem na modalidade FIRST Robotics Competiton (FRC), a categoria mais avançada da robótica. A Machine Shop é equipada com ferramentas modernas e como cortadora a laser, impressora 3D, parafusadeira elétrica, chave de fenda, alicates, chave Philips, além dos equipamentos de solda com eletrodo revestido e corte de serras para madeiras e metais.
“A Machine Shop é um suporte para todas as equipes de FRC porque eventualmente, durante as disputas, os robôs sofrem danificações por se chocarem e a ideia é que a gente possa fazer essa manutenção. O tempo é curto entre as partidas, então a gente precisa correr para resolver o problema para que eles possam retornar à competição”, ressalta Juan Carvalho, coordenador do Senai MT, um dos responsáveis pelo serviço no Festival.
Quem passa por perto da oficina escuta um barulho contínuo de máquinas fazendo corte, soldagem e os acabamentos das peças de alumínio e madeira. O serviço é solicitado pelos estudantes no balcão da Machine Shop com o número do time e é aí que a magia acontece: os experts do Senai vão trabalhar para resolver o problema e devolver a chance para que os times possam competir com robôs reparados.
Como foi o caso da equipe Strike 6902, da Escola Bert International Schools, em Foz do Iguaçu no Paraná, que precisou utilizar a parafusadeira para colocar a bateria no robô. O time é experiente, competiu no mundial da robótica em abril deste ano, em Houston nos Estados Unidos, e conta que utilizou os serviços da Machine Shop até lá no mundial.
“Como a gente vem de longe, viemos de avião, a gente não conseguiu trazer a bateria no avião e a gente precisou usar a parafusadeira da Machine Shop para conseguir montar o nosso robô. No mundial, a gente usou pneumática e chegou a quebrar uma peça. Graças a Machine Shop e o espírito de cooperação da FIRST nós conseguimos consertar e nos ajudou muito”, conta o estudante da equipe paranaense, Thiago Manfrim.
O evento
Parte integrante da programação do Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso, o 1º Festival Sesi de Robótica - etapa OFF Season Mato Grosso é uma realização do Sesi MT, com o apoio do Senai MT e Governo do Estado, por meio da Seduc-MT.
A programação do Primeiro Festival de Robótica Educacional de Mato Grossoiniciou na terça-feira (06.08)com a participação de 52 equipes de estudantes da Rede Estadual de Ensino de MT, representando as 13 Diretorias Regionais de Educação, que disputaram na modalidade Sumô de Robôs.
Ja no segundo dia do Festival de Robótica Educacional, entra em cena o 1º Festival Sesi de Robótica etapa OFF Season - Mato Grosso. A competição inicia nesta quarta-feira (07.08) e segue até quinta-feira (08.08), com a participação de 44 equipes de 14 estados brasileiros para disputar nas modalidades First LEGO League Challenge (FLL), First Tech Challenge (FTC) e First Robotics Competition (FRC).
Texto: Amanda Simeone