Alunos do Sesi Escola Cuiabá aprendem sobre o Poder Legislativo em visita à ALMT

proporcionar aos estudantes uma compreensão
prática do funcionamento do Poder Legislativo
Um grupo de alunos do Novo Ensino Médio do Sesi Escola Cuiabá realizou uma visita técnica, nesta quarta-feira (02.04), à Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O tour integrou a aula de Ciências Humanas e proporcionou uma experiência enriquecedora sobre o papel do Legislativo na sociedade.
A aula de campo teve como principal objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão prática do funcionamento do Poder Legislativo, destacando sua importância para a democracia e a cidadania, além de estimular a participação ativa na vida política e social.
Mariana Campos Alencar, 16 anos, adorou a visita. “Achei superinteressante e produtiva. Aprendemos alguns dados sobre o estado, como, por exemplo, informações sobre a agricultura de Mato Grosso, a carreira de alguns deputados e outros assuntos relevantes. Fomos também ao Teatro Zulmira Canavarros, onde aprendemos mais sobre nossa cultura e a região. No geral, a aula foi muito importante, dedicada e produtiva.”

consciência sobre seu papel como cidadãos
ativos e informados.
Durante a visita, os alunos observaram de perto como as leis que regem o estado são elaboradas, discutidas e aprovadas. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer os deputados estaduais e entender suas funções e responsabilidades dentro do processo legislativo.
“Ao vivenciarem o ambiente da Assembleia Legislativa, os estudantes compreenderam a relevância da participação popular nas decisões políticas e como o Legislativo atua como um dos pilares da democracia, garantindo a representação dos interesses da sociedade”, afirma Lidiane Almeida, professora da turma.
Segundo o professor Ítalo Santos, a experiência despertou nos alunos uma maior consciência sobre seu papel como cidadãos ativos e informados. “Dessa forma, incentivamos os estudantes a participarem de forma mais efetiva na vida política e social de sua comunidade”, pontua.
Texto: Fernanda Nazário