Voltar

Após concluir o ensino médio com a EJA do Sesi, jovem finaliza faculdade de Direito e sonha com OAB

04/04/2025 - 10h33
s
No momento,Thacio trabalha como representante
comercial na área de acabamentos para construção civil
e segui trilhando o caminho até a OAB. Foto: divulgação


O sonho de obter a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nunca esteve tão perto de se realizar na vida de Thacio Silveira, 25 anos. Ele concluiu o ensino médio em 2018 pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) de Sinop e, em 2019, fez o Enem, conseguindo uma bolsa integral de 100% para cursar Direito em uma universidade particular da cidade.

Atualmente, Thacio estuda para ser aprovado no exame da OAB e abrir seu próprio escritório de advocacia. Antes, o que era improvável para um jovem de 14 anos, que se viu obrigado a interromper os estudos para trabalhar e ajudar financeiramente em casa, hoje se torna possível graças a uma metodologia de ensino ágil, eficaz e flexível ofertada pela EJA do Sesi. Mais do que um diploma do ensino fundamental e médio, o Sesi-MT entrega a chave para um futuro de possibilidades.

“Minha trajetória escolar não foi tranquila. Aos 14 anos, precisei começar a trabalhar, período em que estudava à noite. Meu dia a dia era cansativo, e nunca consegui sair do primeiro ano. Em 2018, fiquei sabendo da EJA do Sesi, me inscrevi e terminei meus estudos no mesmo ano, já de olho no Enem de 2019. Depois de muita dedicação, tive um bom desempenho na prova e consegui uma bolsa integral para cursar Direito na Anhanguera. Fiz os 10 semestres do curso e conquistei meu tão sonhado diploma do ensino superior”, celebra o jovem.

Nesta semana, Thacio retornou à EJA de Sinop para comemorar com seus antigos professores o fato de que aquele jovem sonhador, que um dia entrou na sala de aula deles, está conseguindo construir um futuro promissor. “Para mim, a EJA significou um recomeço, uma nova oportunidade para quem não podia mais perder tempo. Afinal, o tempo estava passando, e quanto antes eu começasse, mais rápido eu finalizaria. Agora estou aqui, continuando a planejar uma carreira de sucesso baseada nos estudos”, conta.

As dificuldades da vida fizeram Thacio perceber a verdade no conselho de Carlinhos Brown na música Tamo Junto: ‘Não abandone o seu futuro, dê duro, lute por ele. Não abandone o seu destino. Só o ensino te leva lá’. Ao refletir sobre sua trajetória, ele chegou à conclusão de que nunca é tarde demais para iniciar algo novo, principalmente aquilo que ninguém pode tirar de um ser humano: o conhecimento!

“Talvez nem todos tenham o desejo de finalizar os estudos para ingressar em uma faculdade, mas, independentemente do grau escolar, a educação sempre renderá bons frutos. Afinal, o conhecimento é o único investimento que traz resultados por toda a vida. Graças à EJA, sigo rumo à realização de mais um sonho e, com fé em Deus, atuarei diretamente na administração da justiça”, projeta Thacio.

s
Antes, o que era improvável para Thacio, hoje se torna
possível. Foto: divulgação

Aulas flexíveis

Somente em 2024, aproximadamente 154 pessoas concluíram o ensino fundamental e médio na EJA do Sesi em Sinop. Em todo o estado, o Sesi matriculou 1.703 alunos, que estudaram nas unidades de Cáceres, Sinop, Rondonópolis e Várzea Grande, somando cerca de 5 mil jovens e adultos em sala de aula.

As aulas do Sesi são gratuitas e têm uma abordagem moderna e flexível, possibilitando a conclusão dos estudos entre três meses e um ano, a depender da dedicação do aluno. Essa rapidez ocorre porque a instituição utiliza o método de reconhecimento de saberes, um mecanismo reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação, que avalia as experiências dos alunos a partir de suas vivências. Assim, elimina-se a necessidade de cursar algumas matérias, tornando o curso mais ágil.

“A metodologia oportuniza um futuro de realizações para aqueles que buscam melhores colocações no mercado de trabalho. A educação é transformadora; ela é a ponte entre uma pessoa e o emprego que deseja. Entendemos essa necessidade e desenvolvemos uma EJA de qualidade e flexível”, destaca o gerente de Educação do Sesi-MT, Fernando Pereira.

As aulas são híbridas, com 80% da carga horária online e 20% presencial. Os encontros presenciais são realizados uma vez por semana (conforme o calendário do curso). Nos demais dias, o aluno pode acessar a plataforma de estudos de onde quiser e no horário que for mais conveniente.

Texto Fernanda Nazário

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555