Sesi no Parque: música e gastronomia regional marcam noite festiva de celebração ao aniversário de Cuiabá

lambadão.
O Parque das Águas, em Cuiabá, se transformou em um cenário festivo em celebração aos 306 anos da capital, na noite de sábado (12.04). Música de qualidade e quitutes cuiabanos foram o combo perfeito para atrair milhares de pessoas ao local. Entre um passo de lambadão e outro de rasqueado, o sorriso era frouxo no rosto daqueles que tiraram um tempo para prestigiar o evento, realizado carinhosamente pelo Serviço Social da Indústria (Sesi MT).
O ritmo da festa ficou por conta da Orquestra do Sesi MT, sob a regência do maestro Fabricio Carvalho. O concerto ganhou um brilho extra ao misturar notas clássicas às vozes dos talentosos solistas Dilson de Oliveira, Roberto Lucialdo e José Adão, ex-vocalista da banda Stillo Pop Som. A noite seguiu embalada pelas canções da banda Viola de Cocho.
O repertório, com mais de 15 músicas, celebrou e enalteceu a cultura, a beleza e a força de Cuiabá. “Ficou lindo e emocionante de ouvir. A gente quase não aprecia orquestra, ainda mais harmonizada com músicas cuiabanas. Ficou show”, parabeniza Márcia Estefanela, que mora no bairro Paiaguás e atravessou a rua com o marido, José Lira, e a cachorrinha Yasmin para curtir o espetáculo.

O cuiabano de chapa e cruz, Dacio José, se deslocou com a família do Grande Terceiro até o Parque das Águas para contemplar o resgate da cultura local. Ele e sua esposa mostraram todo o molejo ao se jogarem na dança. “A dança está no sangue. Desde o tempo da minha avó o rasqueado comia solto. Meus avós dançaram, meus pais também, e a gente tem que continuar este legado”, afirma Dacio.
A paixão pelo rasqueado uniu as amigas Laura Cristina e Rosmeri Bezerra, que até então não se conheciam e tiveram uma conexão instantânea na pista de dança. “Sou nordestina, estou em Cuiabá desde um ano de idade e amo essa terra, amo o rasqueado”, conta Rosmeri. “Depois do almoço na casa da minha avó, sempre tinha um arrasta-pé, e hoje estou aqui honrando essa tradição”, lembra Laura.
Os jovens também lutam para manter a tradição herdada dos antepassados. O casal Keyla Elias, 26, e Taylor, 28, são prova disso. Eles se deslocaram do Ribeirão do Lipa para celebrar essa herança musical que pulsa na veia. “É muito importante para a nossa cidade manter a cultura viva, principalmente entre os jovens, que às vezes se perdem na trajetória. E este concerto é essencial para isso”, comenta Keyla.

universo da cultura mato-grossense e conferir a união
entre música, dança e gastronomia de qualidade.
Após o concerto, a população ainda desfrutou de um delicioso banquete com variados tipos de quitutes, como francisquito e chá, além de um sorteio de guloseimas para marcar a noite cuiabana.
O público teve a oportunidade de mergulhar no rico universo da cultura mato-grossense e conferir a união entre música, dança e gastronomia de qualidade. Para o gerente de Inovação Social e Cultura do Sesi, Fernando Pereira, a ação engrandece as singularidades da cidade verde.
“Nossa missão é proporcionar ao cidadão uma experiência rica e agradável na nossa cidade. Aqui tem música boa, comida maravilhosa e gente acolhedora. O Sesi tem como missão potencializar essas particularidades que fazem parte da nossa tradição”, pontuou Fernando, acrescentando que, até o final do ano, a temporada do Sesi no Parque vai divertir e emocionar pessoas de todas as idades.
O Sesi no Parque é resultado da parceria socialmente responsável entre o Sesi MT e o Ministério da Cultura, com patrocínio das indústrias mantenedoras Bom Futuro, Energisa e Marajá. A iniciativa recebe apoio cultural da TV Centro América, Rádio Centro América, Prefeitura de Cuiabá e Governo de Mato Grosso.
Texto e foto: Fernanda Nazário