Voltar

Espetáculo de ballet “Dom Quixote” emociona plateia em apresentação histórica no teatro da UFMT

07/07/2025 - 09h43
380
Esta é a primeira vez que Mato Grosso recebe uma
montagem dessa magnitude, inspirado na icônica obra de
Miguel de Cervantes


O clássico ballet Dom Quixote emocionou o público em duas sessões gratuitas realizadas neste fim de semana - sábado e domingo (05 e 06.07), no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. Com casa cheia, a montagem inédita em Mato Grosso reuniu a energia vibrante da dança espanhola com a elegância da música erudita em uma experiência memorável conduzida pela Cia. Sesi de Dança, Cia. Paulista de Dança e Orquestra Sesi MT.

Esta é a primeira vez que Mato Grosso recebe uma montagem dessa magnitude, inspirado na icônica obra de Miguel de Cervantes, com ballet de repertório dividido em três atos cênicos completos que combinam fantasia, humor e romance, encantando centenas de pessoas ao longo de dois dias.

A precisão técnica dos dançarinos envolveu a plateia nos momentos cômicos e dramático do cavaleiro sonhador Dom Quixote em busca de sua amada imaginária, Dulcinéia. Nesse primeiro ato, o cabelereiro Jackson Lopes não conteve a emoção. “Foi fantástico. Impressionante!”, descreve o jovem com os olhos marejados. “Mato Grosso carece de acesso a cultura. E ter isso de forma gratuita é importante para a população”, acrescenta o espectador entre lágrimas e sorrisos ao lado do marido, Kledir Spohr.

S
Jackson Lopes e o marido Kledir Spohr vibravam a cada
passo de dança


Mariadne Machado, mãe da bailarin,a Yasmin, vibrou do início ao fim do espetáculo. Ela não conteve os gritos de orgulho ao ver a filha no palco: “Yasmin, linda! Você está arrasando filha”, era a frase que ecoava nos quatro cantos da sala. “Todas as vezes que assisto ela é sempre emocionante. Hoje consegui trazer toda a família. Gratidão ao Sesi por essa oportunidade. Que tenhamos mais espetáculos como esse”, pede a mãe coruja.

Com olhos fitados no palco e ouvidos aguçados aos arranjos orquestrais, as amigas e servidoras públicas Liege Araujo e Lener Escudeiro estampavam no rosto uma alegria contagiante diante das cenas da história de amor entre Kitri e Basílio, que lutam para viver esse romance apesar das imposições do pai da jovem. “Tudo está sendo retratado fielmente com bastante leveza e drama dos bailarinos”, conta Liege.

O desfecho da obra foi de arrepiar, com o casamento de Kitri e Basílio e uma festa para lá de divertida. A plateia era euforia pura, rendendo aplausos, gritos e assobios. ‘Lindos’, ‘uhul’ ‘parabéns’ eram as palavras de ordem. Ovacionados, os bailarinos descrevem a sensação de dançar Dom Quixote. “Foi a realização de um sonho”, conta Isadora Hebert.

S
Mariadne Machado, mãe da bailarina Yasmin vibrou do
início ao fim do espetáculo


Elenco de excelência

A montagem contou com 30 bailarinos em cena, dirigidos pela renomada professora Adriana Assaf, da Cia. Paulista de Dança, e pelo coreógrafo cuiabano Yves Shinnyngr, referência em jazz dance. “Foi uma explosão de energia, cor e virtuosidade”, conta Adriana. Yves complementa destacando a recepção da plateia. “O público respondeu com entusiasmo e isso é muito gratificante”, afirmou o coreografo.

A Orquestra Sesi MT, responsável pela trilha sonora, é formada por 28 músicos, sob regência do maestro convidado Fabricio Carvalho. Do fosso, o grupo emanava sofisticação em cada nota. “A música ao vivo com arranjos que uni o clássico ao moderno trouxe riqueza musical e intensidade às cenas — um espetáculo à parte que encantou os espectadores”, pontua Fabrício.

Democratização do acesso à cultura

S
O vaidoso e fútil Gamache acuado pela forte e espirituosa
Kitri


O espetáculo gratuito integra as ações do Serviço Social da Indústria (Sesi MT) para promover o acesso à cultura de qualidade. “Trabalhamos para formar público e sensibilizar a sociedade sobre o papel da arte na formação humana. O resultado que vimos no teatro, como aplausos, olhares emocionados, famílias inteiras encantadas, é a prova de que estamos no caminho certo”, diz o superintendente do Sesi, Alexandre Serafim.

O gerente de Cultura do Sesi, Fernando Pereira, destaca o impacto da ação no fortalecimento da identidade cultural do estado. “Ao oferecer espetáculos clássicos sem custo ao público, o Sesi rompe barreiras sociais e culturais, formando novas plateias, valorizando artistas locais e promovendo cidadania por meio da arte”, afirmou.

O evento é resultado da parceria socialmente responsável entre o Sesi MT e o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, com apoio da TV Centro América, Rádio Centro América e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Texto: Fernanda Nazário

Fotos: George Dias, Holga Ferreira e Fernanda Nazário

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555