Na próxima terça (15), jovens e adultos de Rondonópolis celebram a conclusão dos estudos com a EJA do Sesi MT
.jpeg)
de aula em busca de elevação escolar
Na próxima terça-feira (15.07), Rondonópolis será palco de uma emocionante celebração. Um grupo de 80 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (Sesi MT) receberão o tão sonhado diploma de conclusão do ensino fundamental e médio durante uma cerimônia de formatura. O evento ocorre a partir das 19h, na unidade do Senai MT localizada na Rua Ademir de Jesus Ribeiro, nº 3147, no bairro Parque Residencial Universitário.
Aos 51 anos, o aluno Edson Gracchetti de Lima é dono de uma empresa de molduras para quadros e porta-retratos. Já consolidado no mercado rondonopolitano, ele ainda guardava no coração o desejo de finalizar os estudos. Em busca de realizar esse sonho, o empreendedor encontrou na EJA do Sesi a oportunidade que precisava.
Edson interrompeu os estudos ainda na adolescência, por conta da rotina puxada de trabalho e das responsabilidades familiares. “Eu estudava à noite, mas era muito corrido. Trabalhava o dia todo, acabei casando cedo, com 19 anos, e a rotina foi ficando cada vez mais difícil. Parei quando estava no segundo ano do antigo segundo grau. Desde então, esse desejo de concluir os estudos sempre esteve comigo”, conta.
A motivação para retornar aos estudos veio de um sonho ainda maior: cursar Teologia. “Eu já faço o curso básico de Teologia e quero muito fazer uma faculdade na área. Para isso, precisava concluir o ensino médio. Foi esse sonho que me fez voltar para a sala de aula. A Teologia é uma paixão, e para seguir avançando, essa etapa era essencial.”
Agora, às vésperas da formatura, o aluno celebra uma conquista que parecia distante. “Hoje me sinto realizado. Era um sonho de muitos anos. E graças ao Sesi, esse sonho se tornou possível. A forma como o curso é estruturado, com flexibilidade e o apoio dos professores, fez toda a diferença. Eles nos ajudaram em cada dificuldade, nos incentivaram. E assim, passo a passo, fui vendo que eu podia conseguir. E consegui. Sou muito grato a Deus e ao Sesi por isso”, comemora.

valorizar o que os alunos já sabem
Agilidade e eficácia
Atualmente, o Sesi Rondonópolis tem 551 alunos em sala de aula em busca de elevação escolar. Em too estado, o Sesi matriculou em 2024, um total de 1.703 alunos, que estudaram nas unidades de Cáceres, Sinop, Rondonópolis e Várzea Grande, somando cerca de 5 mil jovens e adultos em sala de aula naquele ano.
O modelo educacional da EJA do Sesi MT se destaca por valorizar o que os alunos já sabem. A metodologia de Reconhecimento de Saberes considera as vivências pessoais e profissionais como parte do processo de aprendizagem. Além disso, o formato flexível — com 80% das aulas em EAD — permite que adultos com rotinas intensas possam estudar sem renunciar ao trabalho ou da família.
“A metodologia oportuniza um futuro de realizações para aqueles que buscam melhores colocações no mercado de trabalho. A educação é transformadora; ela é a ponte entre uma pessoa e o emprego que deseja. Entendemos essa necessidade e desenvolvemos uma EJA de qualidade e flexível”, destaca a gerente do Sesi Rondonópolis, Márcia Ribeiro.
Texto: Fernanda Nazário