Educação de Jovens e Adultos forma nova turma no Sesi Sinop

da Silva, de 56 anos. Foto: Viviane Saggin
Com a presença de 58 formandos, o Sesi Sinop realizou a cerimônia de conclusão da Educação de Jovens e Adultos (EJA), marcando oficialmente o encerramento dos ensinos fundamental e médio para parte dos 160 alunos que concluíram o programa em 2025. O evento aconteceu no auditório da nova sede da unidade e celebrou a retomada dos estudos por pessoas com trajetórias diversas e objetivos renovados.
Cada sorriso no palco carregava uma longa história. Histórias como a de Angra Beatriz Tolentino, que voltou a estudar aos 41 anos, após interromper os estudos no oitavo ano e passar mais de duas décadas em um relacionamento. Ao deixar o casamento durante a pandemia, ela retomou sua vida, reconstruindo sua autoestima e apostando em um novo futuro.
“Essa formatura é só o começo. Parei de estudar porque casei muito nova e só agora consegui me priorizar. Hoje, levanto a cabeça com coragem e sigo lutando pelos meus sonhos”, contou Angra, com a emoção à flor da pele.

Aparecida Francisco. Foto: Viviane Saggin
A celebração também teve significado especial para Aparecida Francisco Martins Santos, de 43 anos, que precisou abandonar a escola ainda na terceira série. As viagens constantes com os pais a tiraram da sala de aula cedo demais. Décadas depois, mesmo com trabalho, casa e filhos para cuidar, ela decidiu voltar. Hoje, atua como recepcionista na Caixa Econômica — um cargo que antes parecia distante demais.
“Por muito tempo, achei que estudar de novo era impossível. Mas voltei em 2024 e concluí tudo em pouco mais de um ano. Estou realizada, e pronta para continuar crescendo”, disse, com um sorriso firme e sereno, refletindo a força de quem acreditou no próprio sonho.
A noite foi ainda mais significativa para Rozanira Delmondes da Silva, de 56 anos. Ela deixou os estudos na infância após perder a mãe e precisou trabalhar desde cedo para sustentar os filhos. Criou a família sozinha e só agora, com todos encaminhados, sentiu que era sua vez. Superou o medo de voltar à escola depois de tanto tempo e, com o incentivo do atual companheiro — que também é aluno da EJA —, concluiu o ensino médio.
“Achava que era tarde demais, mas nunca é. Estudar me deu autoestima, aprendizado e até uma nova oportunidade profissional. Hoje sou recepcionista em um centro educacional e só tenho gratidão”, afirmou, emocionada.
O evento reuniu familiares, amigos, professores e colaboradores em uma atmosfera de festa e orgulho. Atualmente, o Sesi Sinop tem 1.083 alunos matriculados na EJA, parte dos cerca de 5 mil em todo o estado de Mato Grosso. Em 2024, mais de 120 estudantes concluíram seus estudos pela instituição, que oferece uma metodologia diferenciada e adaptada à realidade dos adultos.

Foto: Viviane Saggin
O modelo do Sesi se destaca por valorizar as experiências de vida dos alunos por meio do Reconhecimento de Saberes, integrando o conhecimento prático ao conteúdo formal. Além disso, 80% das aulas são oferecidas em formato EAD, o que permite que pessoas com rotinas intensas estudem com flexibilidade.
“A metodologia oportuniza um futuro de realizações para quem deseja crescer profissionalmente. A educação é transformadora — ela abre portas, empodera, e devolve dignidade”, destacou Thiago Medina, gerente do Sesi Sinop.
Em seu discurso, a coordenadora regional de Educação do Sesi MT, Luciana Lima, destacou que a formatura simboliza não apenas o fim de uma etapa, mas o início de novas possibilidades, reforçando o papel da EJA do Sesi em oferecer ensino de qualidade a quem precisou interromper os estudos, por meio de uma metodologia flexível, respeitosa e centrada na valorização das vivências de cada aluno.
“Vocês conquistaram, com coragem e esforço, aquilo que é um direito, mas também uma grande vitória: a educação. Nunca é tarde para aprender, sonhar e recomeçar. Levem com orgulho tudo o que construíram aqui e continuem sendo exemplo para suas famílias e comunidades”, afirmou, sob aplausos.
.jpeg)
a cerimônia de conclusão. Foto: Viviane Saggin
A gerente executiva de Operações do Sesi MT, Larissa Câmara, destacou a importância da cerimônia como reflexo do compromisso da instituição com a transformação social por meio da educação. “A formatura é um marco não apenas para os alunos, mas para todos que acreditam no poder da educação como ferramenta de mudança. Cada diploma representa uma história de superação e um passo concreto rumo a novas oportunidades”, afirmou.
Também compuseram o dispositivo oficial Thais Zubler, diretora do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), e Adrielly Pereira, supervisora da EJA no Sesi Sinop.
Texto: Viviane Saggin