Sesi MT realiza visita técnica ao Sesi Bahia para intercâmbio de boas práticas em Saúde e Segurança

a excelência dos serviços prestados às indústrias.
Foto: Divulgação
Com o objetivo de fortalecer a atuação em Saúde e Segurança do Trabalhador, o Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi MT) realizou uma visita técnica ao Instituto Sesi de Saúde e Segurança da Bahia. A missão foi liderada pelo superintendente regional do Sesi MT, Alexandre Serafim, e contou com a participação dos gerentes Márcio Alves (Saúde), Wesley Rondon (Desenvolvimento de Negócios) e Márcia Ribeiro (Sesi Rondonópolis), e das coordenadoras de Gabinete, Naremberg Rondon, e de SSI, Sulwey Lopes.
O intercâmbio, realizado em Salvador nos dias 22 e 23 de julho, teve como foco principal o compartilahmento de experiências sobre gestão, inovação, operação e modelos de negócios aplicados à Saúde e Segurança no Trabalho (SST) e Atenção Primária à Saúde (APS).
A programação começou com uma recepção institucional e apresentações sobre os principais serviços e projetos conduzidos pelo Sesi Bahia, como o Centro de Inovação Sesi (CIS), o Núcleo de Inovação em Saúde (NIS), o Modelo de Excelência em Saúde (MES) e o Hub de Inovação. A equipe de Mato Grosso conheceu também a moderna estrutura física da unidade, voltada para o atendimento integrado, ágil e humanizado.
Ao longo dos dois dias, os participantes acompanharam de perto a atuação da clínica, das unidades móveis, da área de odontologia e dos serviços credenciados, além de explorarem os fluxos operacionais, ferramentas digitais, sistemas informatizados (como o Smart e o S+), painéis de indicadores e soluções em Business Intelligence (BI). Outro ponto alto foi a apresentação do modelo de atendimento do programa SESI Viva+, referência em atenção integral à saúde do trabalhador.
Para o superintendente Alexandre Serafim, a visita técnica foi uma oportunidade estratégica para analisar boas práticas e identificar soluções aplicáveis à realidade de Mato Grosso. “Tivemos acesso a soluções inovadoras e modelos bem-sucedidos que podem ser adaptados à nossa realidade. A troca foi extremamente rica e reforça o papel do Sesi como agente transformador da saúde e segurança nas indústrias”, afirmou. Ele acrescenta que a missão permitiu entender não só a forma como os serviços são organizados, mas também como se comportam do ponto de vista de negócio — avaliando produção, demanda, receita e sustentabilidade operacional.

práticas e identificar soluções aplicáveis
Já o gerente de Desenvolvimento de Negócios do Sesi MT, Wesley Rondon, destacou a semelhança entre o número de indústrias na Bahia e em Mato Grosso, mas chamou atenção para a diferença no número de trabalhadores. “A Bahia tem mais que o dobro de colaboradores na indústria em relação ao nosso estado, o que traz complexidades diferentes e exige uma estrutura robusta, especialmente em áreas como odontologia. Isso nos ajuda a visualizar, de forma objetiva, cenários futuros que também se aplicam a Mato Grosso, onde a indústria cresce acima da média nacional”, observou.
O intercâmbio fortalece o compromisso do Sesi MT com a excelência dos serviços prestados às indústrias, e reforça o alinhamento com modelos de gestão cada vez mais modernos, sustentáveis e integrados, capazes de acompanhar o dinamismo do setor industrial no estado.
Texto: Viviane Saggin