De olho no futuro, alunos do Sesi Escola participam de curso preparatório para o Enem

o ajudou a superar dificuldades
Os alunos do ensino médio do Sesi Escola de Referência Cuiabá e Várzea Grande estão de olho no futuro e já se preparam para o Enem 2025. Às terças e quintas-feiras, eles participam de um curso complementar aos itinerários formativos das instituições. As aulas não têm custo adicional e oferecem aos estudantes a oportunidade de tirar dúvidas e aprofundar os estudos com foco na prova nacional.
João Pedro, que veio de escola pública, conta que o curso o ajudou a superar dificuldades, especialmente na área de Linguagens. “Eu tinha uma visão muito distorcida sobre o Enem antes de vir pra cá, mas depois que entrei no cursinho, consegui melhorar a redação e outras atividades”, relata.

os simulados
Para a aluna Sofia Galante Jacobson, a metodologia é envolvente e eficaz. “Foi tudo fantástico. A dinâmica de retomada de conteúdo com o jogo de competição tipo ‘passa ou repassa’ foi muito divertida, e a professora sempre arrasa nas aulas. Tenho dificuldade em exatas, e o material sistematizado dela me ajuda muito”, destaca.
Isabela Gonçalves também elogia a abordagem dos professores. “As perguntas que eles fazem ajudam a relembrar conteúdos vistos há mais tempo. Quando errávamos, tínhamos o acolhimento da explicação e ainda dicas de como interpretar melhor as questões numa próxima vez”, afirma.
Rafael Moraes destaca como a experiência tem contribuído não apenas para o aprendizado dos conteúdos, mas também para o seu desenvolvimento pessoal. “O cursinho me ensinou várias técnicas para controlar o nervosismo e a ansiedade durante a prova, além de estratégias para melhorar a memorização dos conteúdos e até a alimentação que levo no dia do Enem”, conta.

na prova nacional
A coordenadora pedagógica do ensino médio do Sesi Escola Cuiabá, Heloisa Borges, explica que os encontros ocorrem desde a primeira semana do ano letivo e que a programação se intensifica no segundo semestre, com a aplicação de simulados. “A cada 15 dias eles fazem simulados divididos por áreas. Na terça-feira, focamos em Linguagens e Ciências Humanas; já na quinta, Matemática e Ciências da Natureza”, detalha.
Cássia Barbueno, coordenadora do ensino médio do Sesi Escola VG reforça o compromisso do Sesi com uma educação de excelência. “Com professores dedicados, conteúdos atualizados, muito foco e também animação, nossos estudantes estão se preparando com força total para alcançar seus sonhos. Buscamos sempre o que há de melhor no ensino para garantir uma aprendizagem eficiente”, conclui.
Texto: Fernanda Nazário