Voltar

Com arranjos modernos e energia contagiante, concerto no Parque das Águas emociona público

11/08/2025 - 09h30
S
As irmãs Elza e Elzira Fernandes vibraram do início
ao fim


O Parque das Águas, em Cuiabá, foi palco de uma emocionante sinfonia no último sábado (09.08). Sob a luz do luar e em um clima ameno, a riqueza timbrística da Orquestra Sesi MT se uniu ao talento do violinista, compositor e arranjador Ricardo Herz, atraindo centenas de pessoas para uma noite inesquecível em mais uma edição do Sesi no Parque.

O repertório, repleto de arranjos modernos que misturaram forró, jazz, funk, choro e outras influências, apresentou as principais composições de Herz, como Gil e Hamilton, Inocente, De Ontem pra Amanhã, Coco Embolado, Minhoca, Upa, Samba Funk, Chamaoque?, 7 Anões e Mourinho.

A sintonia entre o violinista e os músicos, regidos pelo maestro Fabrício Carvalho, transformou o concerto em uma verdadeira locomotiva musical. A cada nota, os espectadores eram transportados para um universo artístico e melódico único. As irmãs Elza e Elzira Fernandes vibraram do início ao fim, aquecidas pela boa música e pelos cobertores preparados para a noite.

S
A família Pistorio, composta pela avó Ana, a neta Patrícia
e a bisneta Ana Clara, acompanhava cada som com olhos
atentos


“Não estamos acostumadas com esse tipo de evento. É moderno e clássico ao mesmo tempo, uma novidade para nós. Achei o ambiente gostoso e com uma atmosfera aconchegante”, contou Elzira, moradora de Várzea Grande, que passou o fim de semana na casa da irmã, em Cuiabá.

Um convite ao afeto

Enquanto a orquestra, o maestro e o violinista brilhavam no palco, famílias na plateia se encantavam com as nuances rítmicas. A família Pistorio, composta pela avó Ana, a neta Patrícia e a bisneta Ana Clara, acompanhava cada som com olhos atentos. “Sou apaixonada por esse estilo musical. Sigo todas as páginas do Sesi e do maestro para ficar por dentro das apresentações”, disse Patrícia, que mobilizou os parentes do bairro Novo Horizonte.

O concerto foi um convite à memória, ao afeto e ao reencontro. Casais curtiram coladinhos, como Maíra Nunes, apreciadora do estilo, e José Luiz, que teve sua primeira experiência com uma orquestra. “Vimos hoje no jornal que teria esse espetáculo e achamos uma ótima oportunidade para aproveitar o frio ao ar livre em Cuiabá, sem custo algum”, contou Maíra. José aprovou: “Nunca tinha vindo, mas se tiver mais vezes, estarei aqui novamente.”

O evento também atraiu apreciadores experientes, como o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e maestro Oliver Yatsugafu e sua esposa, Rubia Helena, também professora da UFMT e musicista. “É importante valorizar a música brasileira, que faz parte da nossa cultura. Oferecer à população acesso gratuito às obras de Ricardo Herz e da orquestra é fundamental. Fico contente em ver o Sesi promovendo isso”, afirmou Oliver.

S
Casais curtiram coladinhos, como Maíra Nunes,
apreciadora do estilo, e José Luiz, que teve sua primeira
experiência com uma orquestra.


Formação cultural

O Sesi no Parque é fruto de uma parceria socialmente responsável entre o Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi MT), Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio da Bom Futuro, Energisa, Refrigerantes Marajá e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Conta ainda com apoio cultural da Rádio e TV Centro América e da Prefeitura de Cuiabá.

Essa união reforça a importância de democratizar o acesso à cultura, proporcionando espetáculos gratuitos e de alta qualidade para o público mato-grossense. “O Sesi é um dos principais investidores culturais do estado, e ver essa plateia imensa e apaixonada só nos motiva a continuar”, destacou o gerente de Cultura e Inovação do Sesi, Fernando Pereira.

S
Ricardo e Fabricio brilharam ao lado da Orquestra
Sesi MT em uma noite memorável


Para o maestro Fabrício Carvalho, a população merece ser tocada pelo melhor da música. “Elaboramos os melhores arranjos, executados no melhor palco, com a orquestra, para despertar os mais lindos sentimentos da comunidade. Tudo com muita qualidade e ofertado, sem custo algum, àqueles que mais precisam. Este é um presente para todos”, ressaltou.

Ricardo Herz parabenizou a iniciativa e elogiou a qualidade técnica da Orquestra Sesi MT. “Adoro viajar pelo Brasil e ter a oportunidade de apresentar minhas composições e grandes repertórios nacionais. Quando isso acontece ao lado de uma orquestra tão boa e talentosa como a Orquestra Sesi MT, é ainda mais especial. O clima no palco é incrível e acredito que o público sente essa energia. Já nos primeiros ensaios percebi a qualidade e o refinamento do trabalho; superou minhas expectativas. É gratificante proporcionar à comunidade todo esse talento de forma gratuita. A iniciativa é nobre”, afirmou.

S
Sob a luz do luar e em um clima ameno, a riqueza
timbrística da Orquestra Sesi MT se uniu ao talento do
violinista, compositor e arranjador Ricardo Herz


Herz é considerado um dos violinistas mais originais do Brasil, com 20 anos de carreira marcados pela reinvenção do instrumento. Com reconhecimento nacional e internacional, foi premiado como Artista Instrumental e Autor de Música Instrumental no Prêmio Profissionais da Música em 2021 e novamente como Artista Instrumental em 2025.

Texto: Fernanda Nazário

Fotos: George Dias e Fernanda Nazário

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555