Voltar

Talentos que transformam: IEL MT premia jovens, empresas e instituições que inovam e inspiram

14/08/2025 - 08h41
premio
Prêmio IEL de Talentos: 18 projetos e ações foram premiados

Criatividade, inovação e histórias que mostram como o estágio pode mudar carreiras e impulsionar empresas. Assim foi a etapa regional do Prêmio IEL de Talentos 2025, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso (IEL MT), que reuniu e celebrou os melhores projetos, estagiários, empresas e instituições de ensino que fazem a diferença na formação profissional. A cerimônia destacou iniciativas capazes de transformar o mercado de trabalho e preparar uma nova geração de líderes e especialistas para os desafios da economia.

Veja galeria de fotos abaixo.

premio
Vencedores da etapa regional, passarão pelo crivo da nacional

No total, 18 projetos e ações foram premiados. Na modalidade Educação Inovadora, pela categoria IEL Estágio, o destaque foi para a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais com o projeto “Aceleração de Carreiras na Agroindústria: Formação de Talentos para a Indústria 4.0 em Mato Grosso”.

Entre os vencedores da modalidade Estágio Inovador, no porte grande, foram reconhecidos projetos como “Circuito de Ideias: Estágio que Gera Valor”, “Estágio com Propósito: Soluções Inovadoras no Ambiente Industrial” e “Programa Start: Programa de Estágio da Agro Amazônia”.

No porte médio, o prêmio foi para a Empresa de Mineração Aripuanã LTDA (EMAL), com o projeto “Aprender para Produzir: Como Aulas de Português nas Indústrias Transformam a Eficiência e a Produtividade dos Colaboradores”. Já no porte micro e pequeno, se destacaram as iniciativas “Empresa que Educa e Transforma a Carreira Profissional dos Nossos Estagiários” e “Projeto Vínculo Ativo”.

Na modalidade Estagiário Inovador, porte grande, os premiados foram Felipe Cícero de Sá dos Reis (“Eficiência e Inovação na Manutenção”), Hillary Lohainy Correia de Almeida (“Conexões que Inovam: Estágio como Estratégia de Desenvolvimento na TRAEL”) e Lucca Leite (“Conexão Verde: Inovação SENAI – John Deere”).

No porte micro e pequeno, o reconhecimento foi para Flávia Rodrigues Pereira (“Estratégia que Cuida, Gente que Constrói”), Edilson Santos Júnior (“Eficiência Financeira com Automação e Inteligência de Processos”) e João Gabriel Corrêa de Alcantara (“Semente Científica”).

premio
Premiação é um incentivo à excelência na prática do estágio

Na categoria Inova Talentos, modalidade Projeto Inovador, o prêmio foi para Ryan Lucas Nogueira de Souza, da CNH Industrial Brasil Ltda., com o projeto “Aceleração de Carreiras na Agroindústria”.

O Sistema S também teve espaço na premiação. Na categoria Destaque Sistema S, modalidade Educação Inovadora, venceu a Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso – FATEC Senai MT. Em Estágio Inovador, foram reconhecidos o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) e o Senai Várzea Grande, enquanto em Projeto Inovador, o Sesi conquistou o prêmio com o “Anuário da Indústria de Mato Grosso”, desenvolvido pelo bolsista João Vitor Almeida Toste.

premio
Foram premiadas iniciativas capazes de transformar o
mercado de trabalho

Segundo a superintendente do IEL MT, Fernanda Campos, a premiação é mais do que um reconhecimento: é um incentivo à excelência. “O Prêmio IEL de Talentos mostra como a integração entre educação e indústria gera soluções criativas e transforma realidades, inspirando novas práticas e oportunidades para o futuro”, destacou.

A gerente de Carreiras e Desenvolvimento Empresarial do IEL Nacional, Michelle Queiroz, ressaltou que os resultados são fruto de uma visão compartilhada entre empresas e instituições de ensino, sempre de olho na inovação. “Inovar mais e melhor é um objetivo estratégico da indústria e representa uma grande janela de oportunidade. O Mapa do Trabalho indica que até 2027 serão necessárias 14 milhões de pessoas qualificadas — e não investir nessa formação é um erro estratégico para a indústria, principalmente quando falamos do desenvolvimento de talentos.”

Os vencedores da primeira colocação participarão da etapa de avaliação nacional de cada modalidade, tendo chances de representar Mato Grosso na etapa nacional, que acontecerá em dezembro, reunindo os principais talentos e iniciativas de todo o país.

Texto: Vívian Lessa
Fotos: Gil Gomes

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555