Visita à Assembleia Legislativa reforça papel do Sesi Escola na formação de cidadãos conscientes

proporcionar aos estudantes uma compreensão prática do
funcionamento do Poder Legislativo
Um grupo de alunos do Novo Ensino Médio do Sesi Escola de Referência Várzea Grande realizou uma visita técnica à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O tour integrou a aula de Ciências Humanas e proporcionou uma experiência enriquecedora sobre o funcionamento das instituições democráticas e o papel do Legislativo na sociedade, fortalecendo o pensamento crítico dos jovens e a formação de cidadãos conscientes.
A aula de campo teve como principal objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão prática do funcionamento do Poder Legislativo, destacando sua importância para a democracia, participação política, a organização do Estado e a cidadania, além de estimular a atuação ativa na vida política e social.
Para a aluna Isadora Zambonin dos Anjos, a visita foi inesquecível. “Foi incrível conhecer o Plenário das Deliberações, onde acontecem as principais discussões e decisões do nosso estado. Também visitamos os bastidores das gravações do canal da Assembleia e entendemos melhor como funciona a comunicação institucional. Participar da rádio e compartilhar nossas impressões foi muito especial, assim como conversar com o deputado Júlio Campos, uma figura importante na política local.”

proporcionou uma experiência enriquecedora sobre o
funcionamento das instituições democráticas
A aluna Sophia Marques descreveu a visita como uma verdadeira aula prática sobre política. “Adorei conhecer o funcionamento do Poder Legislativo estadual e o papel dos 24 deputados na criação de leis e na fiscalização do governo. Tivemos a oportunidade de conversar com deputados, fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre o trabalho deles e os desafios do Estado. Essa experiência reforçou a importância da participação cidadã para uma democracia mais justa e transparente.”
Durante a visita, o estudante Álvaro Rodrigues Alvim relembrou a redemocratização do Brasil após a Ditadura Militar. “Foi uma experiência única poder conhecer de perto os anais da legislação do lugar onde nasci, cresci e vivo até hoje. Vivemos em um país que passou por uma ditadura de 21 anos. Ter a oportunidade de democratizar o acesso à política para estudantes do Ensino Médio é uma das heranças da redemocratização do Brasil, e fico muito grato por isso.”

instituição em oferecer uma formação de excelência, que
vai além da sala de aula
Álvaro finalizou a visita agradecendo aos professores. “Agradeço aos professores Jimmy e Valério e ao Sesi, que garantiram que essa experiência acontecesse, sempre contribuindo para a formação social e profissional dos alunos, desenvolvendo nosso pensamento crítico e nossa voz como cidadãos na busca por direitos.”
A coordenadora do Novo Ensino Médio do Sesi Escola Várzea Grande, Cássia Barbueno, destaca que a experiência reforça o compromisso da instituição em oferecer uma formação de excelência, que vai além da sala de aula. “Ao proporcionar vivências como esta, o Sesi contribui para que nossos estudantes desenvolvam uma consciência crítica e assumam seu papel como cidadãos ativos e bem-informados, preparados para participar de forma efetiva da vida política e social de sua comunidade”, ressalta.
Texto: Fernanda Nazário