Sesi e ALMT assinam termo de cooperação para mapeamento da saúde e bem-estar dos servidores

Foto: Toko PH
A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) assinaram, nesta quarta-feira (17.09), um termo de cooperação para realizar um mapeamento detalhado da saúde e do bem-estar dos servidores da Casa de Leis. O levantamento será feito com o apoio da ferramenta tecnológica Avaliação de Saúde e Segurança do Trabalhador da Indústria (ASSTI).
O presidente interino da Fiemt, Carlos Avallone, destacou a importância da iniciativa e ressaltou que ela permitirá a criação de ações preventivas personalizadas. “É um passo essencial para termos um verdadeiro raio-X dos servidores, compreender suas percepções e, a partir disso, planejar estratégias que atendam às necessidades identificadas”, afirmou.
O deputado e presidente da ALMT, Max Russi, reforçou que o ASSTI está alinhado aos projetos da Assembleia que priorizam a valorização do servidor. “Queremos promover mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para quem trabalha conosco. Para isso, precisamos entender a realidade deles sob a ótica da saúde e, com base nesse diagnóstico, construir um plano de ação efetivo”, pontuou.

entrarão em contato com o time de Gestão de Pessoas
da Assembleia. Foto:Toko PH
Durante a reunião, o superintendente regional do Sesi, Alexandre Serafim, informou que as equipes de Promoção da Saúde do Sesi e do Sesi Saúde Cuiabá vão entrar em contato com o setor de Gestão de Pessoas da ALMT para agendar o início das avaliações. “Faremos uma força-tarefa para alcançar o maior número possível de trabalhadores. Quanto mais próximo de 100% chegarmos, mais fiel à realidade será o mapeamento e, consequentemente, mais assertivas as ações”, explicou.
Também participaram do encontro o deputado e primeiro-secretário da ALMT, Dr. João José; a coordenadora de Promoção da Saúde do Sesi, Dayane dos Santos; a gerente do Sesi Saúde Cuiabá, Adriana Terçariol; e a secretária de Gestão de Pessoas da Assembleia, Maythana Rodrigues.
Sobre o ASSTI
Criado em 2018, o ASSTI evoluiu ao longo dos anos para se tornar um sistema moderno e eficiente, com 46 indicadores. Hoje, utiliza um chatbot interativo para aplicar questionários diretamente aos trabalhadores, gerando relatórios automáticos e anônimos.

Casa de Leis.Foto: Toko PH
As respostas são analisadas por uma equipe multidisciplinar do Sesi MT, que identifica os principais indicadores de saúde e segurança e propõe intervenções específicas para cada instituição. Entre os dados coletados, destacam-se informações sobre depressão, sedentarismo, hipertensão, obesidade e colesterol elevado, fatores de risco comuns entre trabalhadores.
Com base nos resultados, o Sesi desenvolve ações voltadas à promoção da qualidade de vida, como programas de alimentação saudável, incentivo à atividade física e acompanhamento psicológico.
Texto: Fernanda Nazário