Voltar

Abertas as inscrições para moradores do bairro Pedra 90 se inscreverem em projetos sociais gratuitos

19/09/2025 - 10h59
S
Para o curso da Escola de Gastronomia Social foram
disponibilizadas 40 vagas



O Serviço Socia da Indústria (Sesi MT), em parceria com a Trael Transformadores Elétricos, abriu as inscrições para os moradores do bairro Pedra 90 se inscreverem em projetos sociais gratuitos. São 220 vagas no total, dívidas entre o curso de gastronomia e aulas de esporte. A iniciativa reforça o compromisso das entidades com a transformação da vida dos trabalhadores da indústria e da comunidade por meio da educação, esporte e cultura. A ação tem apoio da Prefeitura de Cuiabá.

Para o curso da Escola de Gastronomia Social foram disponibilizadas 40 vagas, sendo 20 para a primeira turma e outras 20 vagas para a segunda turma. As aulas do primeiro grupo ocorrem de 22.09 a 27.09, e do segundo grupo de 01 a 06 de dezembro. O público-alvo são mulheres em situação de vulnerabilidade social. Durante o curso, elas aprendem sobre empreendedorismo, marketing, formação de preço e pós-venda, contribuindo para a geração de renda.

Na área de esporte, são 180 vagas, dívidas entre os times de futsal e voleibol. Podem se inscrever nessas modalidades crianças e adolescentes de 07 a 17 anos, desde que estejam regularmente matriculadas e frequentando a escola. Serão formados quatro times de vôlei feminino e quatro times de futsal masculino. Ação integra o projeto Atletas do Futuro, que visa atrair crianças para o mundo esportivo, incentivando a garotada a praticarem atividades físicas e enxergarem o esporte como portas para um futuro promissor.

s
Na área de esporte, são 180 ​​vagas, dívidas entre os times
de futsal e voleibol



Se inscreva AQUI para a Escola de Gastronomia Social; às inscrições terminam hoje, às 17h.Para as atividades de esporte, as inscrições vão até o dia 26.09 e podem ser feitas AQUI. O bairro foi escolhido para sediar o projeto por abrigar a maioria dos trabalhadores da Trael. O objetivo é alcançar os colaboradores da empresa, seus familiares e a população em geral da comunidade.

Segundo o superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim, a parceria reforça o papel do setor produtivo na transformação social. “Esses não são apenas projetos assistenciais. São ações estruturadas para o desenvolvimento da sociedade, viabilizadas por meio das leis de incentivo. Parte dos recursos que iriam para o Governo Federal, via Imposto de Renda, agora será aplicada diretamente na comunidade. É uma forma concreta de transformar vidas e gerar valor também para a empresa, que se conecta com seu entorno ao apoiar projetos dessa magnitude”, afirma.

“Acreditamos no poder transformador da educação, da cultura e do esporte, e é por isso que estamos investindo em ações que beneficiem nossos colaboradores e também a comunidade do entorno, especialmente no bairro Pedra 90, onde temos o maior número de trabalhadores. Ao investir nas pessoas, estamos construindo um futuro melhor para todos”, diz Marinaldo Ferreira dos Santos, diretor-presidente da Trael.

s
Além das atividades que requerem inscrição, o Sesi MT
e a Trael ofertam ainda atividades culturais com o
Concerto didático



Ações de cultura

Além das atividades que requerem inscrição, o Sesi MT e a Trael ofertam ainda atividades culturais com o Concerto didático. A ação é realizada com a Orquestra Sesi MT e proporciona uma experiência única ao público, ao oferecer música, teatro e literatura infantil. O projeto resgata a aprendizagem por meio das ferramentas da literatura e música.

Receberão o Concerto Didático diversas escolas do bairro e região, dentre elas as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Senador Gastão de Matos Muller e Zeferino Leite e ainda o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professor Ady de Figueiredo Mattos.

Antes da realização do concerto, aproximadamente 50 professores das unidades escolares passarão por formação com foco em contação de história e aulas de artes. A proposta é auxiliar os professores na construção de estratégias que consigam manter o aluno atraído por leitura.

A capacitação terá como base a obra O Mágico de Oz, do escritor Lyman Frank Baum. A estória do livro foi escolhida para encantar os pequenos durante o Concerto Didático através de melodias e bonecos de fantoches.

Investimento Social Privado

s
A iniciativa faze parte da estratégia de Investimento
Social Privado (ISP​​​​​​)

A iniciativa faze parte da estratégia de Investimento Social Privado (ISP), que envolve a destinação voluntária de recursos privados a projetos com impacto social positivo. Trata-se de uma ferramenta eficaz para combater desigualdades, gerar oportunidades, promover a educação e fortalecer a economia local.

Por meio do ISP, as empresas parceiras aderem à Lei de Incentivo à Cultura ou ao Esporte, destinando até 4% do valor tributado do Imposto de Renda para os projetos operados pelo Sesi. “Esse recurso, que antes seria destinado ao Governo Federal, permanece no estado e se transforma em ações concretas dentro da comunidade”, explica o gerente de Educação e Inovação Social do Sesi MT, Fernando Pereira.

Texto: Fernanda Nazário

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555