Setembro Amarelo: Sesi Escola promove vivências artísticas e reflexivas sobre saúde mental

O mês de setembro foi de conscientização e aprendizado no Sesi Escola Cuiabá e Várzea Grande. Alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio participaram de diversas atividades em alusão à campanha internacional Setembro Amarelo, que busca prevenir o suicídio e promover a valorização da vida.
A programação incluiu teatro, música, rodas de conversa, palestras e dinâmicas que envolveram gestores, professores e psicólogos, dentro do programa Ambiente Positivo de Aprendizagem (APA). O objetivo é despertar nos estudantes o olhar para o autocuidado e refletir sobre como sentimentos e emoções impactam diretamente o comportamento, seja de forma positiva ou negativa.
O ponto alto das ações na unidade de VG foi o Dia D, que contou com a participação da equipe de robótica Dumonters, responsável por uma emocionante adaptação teatral de Chapeuzinho Amarelo, obra de Chico Buarque. A peça abordou temas como o enfrentamento dos medos e a valorização da vida, sensibilizando a comunidade escolar com uma mensagem de coragem, acolhimento e esperança.
Victor Hugo Costa Lopes, estudante e narrador do espetáculo, destacou a força da experiência. “Narrar me fez perceber como a voz pode transmitir emoções e conectar o público à história. Mais do que uma fábula infantil, o teatro mostrou que todos nós podemos enfrentar nossos medos e encontrar força dentro de nós mesmos”, disse.
A estudante Sofia Monteiro viveu a experiência de interpretar a protagonista. “Foi incrível estar no palco como a Chapeuzinho Amarelo. Senti nervosismo e alegria ao ver os alunos do Fundamental animados e curiosos. Foi emocionante levar uma mensagem tão bonita sobre saúde mental de um jeito leve e especial”, contou.

realizaram uma ação especial
Já Mariáh Navarrina Veleda, também estudante, encontrou outra forma de contribuição: confeccionou um pôster em MDF para marcar a campanha nos corredores da escola. “Vi que não é preciso algo grandioso para apoiar uma causa tão importante. Adorei ter participado e minha parte favorita foi o lobo, porque lembrei da voz engraçada do folclore”, comentou.
Literatura e saúde emocional
A Biblioteca Escolar e o setor de Psicologia da unidade de Cuiabá também realizaram uma ação especial em alusão ao Setembro Amarelo, trazendo a escritora Stéfanie Sande, autora de Borboletas Infinitas de Coração Imperfeito, para um encontro com os alunos do Novo Ensino Médio. O bate-papo foi marcado por reflexões sobre cuidado, acolhimento e saúde emocional, fortalecendo vínculos e promovendo um espaço de diálogo e empatia por meio da literatura.

o autocuidado
"Quando começou a palestra, eu não imaginei que iria interagir tanto com a escritora, mas no final foi uma experiência muito boa, porque eu pude compartilhar um pouco da minha experiência escrevendo. Foi um movimento interessante. No final saí com um livro de poemas", conta Ana Luiza Makufka.
Ainda na programação do Setembro Amarelo, a biblioteca do Sesi Escola Cuiabá vai receber na próxima sexta-feira (03.10) o professor e autor Paulo Sésar Pimentel, que abordará o tema Valorização da Vida através da literatura poética, com foco no protagonismo e na consciência do belo.
Para a gerente do Sesi Escola VG, Pollyanna, o conjunto de ações reforça a missão da instituição em integrar educação de qualidade com cuidado integral aos estudantes. “Queremos inspirar nossos alunos a buscar apoio, superar desafios e encontrar alegria nas pequenas coisas do dia a dia”, pontua.
A gerente da unidade de Cuiabá, Luciana Brandão, acrescenta destacando o Setembro Amarelo como oportunidade. “A campanha é uma oportunidade para lembrar que falar de sentimentos e pedir ajuda é um gesto de força e coragem”, ressalta.
Texto: Fernanda Nazário