Voltar

Terceira edição do Multiação em Tangará da Serra realiza 4.251 atendimentos

25/10/2025 - 09h41
tangará da serra
O casal Sueli Andrade Liberado e Edilson Aparecido
Liberado viajaram por 60 km em busca de atendimento.
Foto: Viviane Saggin

O sábado, 25 de outubro, começou bem antes do amanhecer no Jardim Tarumã, em Tangará da Serra. Logo nas primeiras horas da manhã, centenas de moradores já formavam filas no local escolhido para a 95ª edição do Multiação — uma grande mobilização social promovida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi MT) e pela Rede Matogrossense de Comunicação (RMC), com apoio de mais de 20 instituições públicas e privadas. Esta foi a terceira vez que o município recebeu o projeto, que voltou ainda maior, reunindo serviços essenciais e oportunidades esperadas por toda a comunidade.

Durante todo o dia, serviços gratuitos de saúde, cidadania, lazer e empreendedorismo foram oferecidos à população. A distribuição de senhas para atendimentos médicos começou às 7h e, às 8h, o espaço já estava lotado. No total, foram realizados 4.251 atendimentos em diversas especialidades, como oftalmologia, ortopedia, odontologia, psicologia, nutrição e ginecologia, emprego, orientações e atividades.

Um dia de cuidado e oportunidade

tangará
O pequeno Felipe Queiroz, de 5 anos, saiu com o rosto
pintado de super-herói. Foto: Viviane Saggin

O casal Sueli Andrade Liberado, de 48 anos, e Edilson Aparecido Liberado, de 52 anos, veio do assentamento Antônio Conselheiro, localizado a 60 km de Tangará da Serra, especialmente para o Multiação. Pequenos produtores rurais, eles contam que tiveram dificuldade para obter informações sobre o evento e que, por morarem distante, nem sempre acompanham a TV local. Ainda assim, acordaram de madrugada e enfrentaram o trajeto para garantir atendimento — Edilson conseguiu consulta com oftalmologista e Sueli aproveitou para cortar o cabelo.

“Isso aqui ajuda muito, principalmente quem tem menos poder aquisitivo. Já estivemos em outra edição, mas como moramos longe, quando chegamos a fila já estava grande. Hoje fizemos uma aventura para chegar cedo, e graças a Deus conseguimos”, contou Edilson.

Enquanto isso, as crianças se divertiam no espaço de recreação do Sesi, com pintura facial, pipoca, pula-pula e algodão doce. O pequeno Felipe Queiroz, de 5 anos, saiu com o rosto pintado de super-herói e um sorriso largo. “Eu gosto muito do Homem-Aranha! Vim brincar com a vovó, com o vovô e com meu amiguinho da escola!”, disse ele, antes de correr animado para o escorregador inflável.

tangará
O comerciante Eliton Oliveira, dono de uma empresa de
calhas viu no evento uma chance de gerar novas
oportunidades de emprego. Foto: Viviane Saggin

Saúde e cidadania lado a lado

Além dos atendimentos médicos e odontológicos, os moradores puderam regularizar documentos, buscar informações sobre benefícios sociais e oportunidades de emprego. O INSS, Caixa Econômica Federal e a Energisa estiveram presentes orientando a população sobre aposentadorias, FGTS, habitação e renegociação de dívidas.

Para o superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim, a edição de Tangará da Serra reforçou o propósito do projeto.

“O Multiação tem o poder de aproximar os serviços essenciais das pessoas que mais precisam. É um esforço coletivo para levar saúde, educação e oportunidades a quem muitas vezes não tem acesso. Cada edição é uma demonstração prática de cidadania e solidariedade”, destacou Serafim.

O gerente regional da Rede Matogrossense de Televisão (RMC) em Tangará da Serra, Victor Henrique, ressalta a importância da parceria entre a TVCA, o Sesi e dezenas de parceiros locais na realização do Multiação. “Essa é uma ação que faz a diferença na vida das pessoas. Nosso papel é apoiar e contribuir para que o evento atenda o maior número possível de moradores, levando serviços que beneficiam toda a comunidade.”

tangará
A estudante de barbearia Luciana Silva participou como
voluntária no Multiação. Foto: Viviane Saggin

Empreendedorismo e capacitação

Enquanto muitos buscavam atendimentos de saúde, outros aproveitaram as oficinas do Senai, as orientações do Sebrae sobre negócios e microempreendedorismo, e as oportunidades de emprego e estágio ofertadas pelo Instituto Evaldo Lodi (IEL MT). O comerciante Eliton Oliveira, de 44 anos, dono de uma empresa de calhas em Tangará da Serra, viu no evento uma chance inesperada de gerar novas oportunidades. Ele chegou ao Multiação em busca de atendimento para o filho, mas aproveitou para cadastrar sua empresa e oferecer sete vagas de emprego — três para profissionais da área de calhas e quatro para auxiliares.

“Foi muito bom encontrar esse serviço aqui. As meninas me atenderam super bem, me orientaram em tudo. A gente tem muita dificuldade de encontrar trabalhadores qualificados e com responsabilidade, então essa é uma oportunidade para reforçar a equipe e dar chances para quem quer trabalhar”, afirmou.

Bem-estar animal e solidariedade

Os cuidados também se estenderam aos pets. O Shopping da Terra Pet Center ofereceu atendimentos veterinários gratuitos, enquanto a Angélica Óptica e Relojoaria realizou doações de armações e lentes.

A estudante de barbearia Luciana Silva participou como voluntária no Multiação, cortando cabelos. Enquanto se aperfeiçoa no curso que frequenta há pouco mais de três meses, ela aproveita ações como essa para ganhar experiência e retribuir à comunidade. “A gente vem para atender as pessoas, aprender mais e se profissionalizar. Dá um nervosismo, porque ainda estamos estudando, mas é muito gratificante ver o sorriso das pessoas depois de um atendimento simples, que faz diferença na autoestima”, contou.

tangará
Os cuidados também se estenderam aos pets, com
atendimento clínico a cães e gatos. Foto: Viviane Saggin

Um mutirão que une toda a cidade

Com o apoio dos parceiros, o Multiação transformou o Jardim Tarumã em um grande espaço de solidariedade e cooperação.

Ao final do dia, o sentimento era unânime entre voluntários e moradores: gratidão e pertencimento. “Ver a comunidade reunida, participando, aprendendo e se cuidando é o que nos motiva a continuar. Esse evento é a prova de que quando o público e o privado caminham juntos, todos ganham”, concluiu Alexandre Serafim.

Confira os parceiros desta edição:

tangará
Legenda

Angélica Óptica e Relojoaria, Amigo, Caixa Econômica Federal, Café Brasileiro, Cartão AssistSaúde, Centro de Patologia e Citologia Aburad Diagnóstico, Clínica Amor e Saúde, Clínica Nefrologia Dr. João, Energisa, Falcão Ortodontia e Saúde Bucal, Grupo Imagens, Help Vida, INSS, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Instituto Lions da Visão, Laboratório Carlos Chagas/ Grupo Sabin, Med Center, Puríssima, Refrigerantes Marajá, Rotary Distrito 4440, Sebrae, Sesi, Senai, Shopping da Terra Pet Center, Zotesso Odontologia.

Texto e fotos: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555