Saúde em movimento: Jogos do Sesi promovem integração e qualidade de vida aos trabalhadores da indústria
empresas onde atuam. Foto: Divulgação
Os trabalhadores da indústria da Baixada Cuiabana viveram um fim de semana marcado por esporte, integração e muita celebração com a realização dos Jogos da Indústria do Sesi, no Complexo Esportivo do Sesi Escola em Várzea Grande. A iniciativa faz parte do projeto Saúde em Movimento, que tem como propósito promover a qualidade de vida, incentivar hábitos saudáveis e fortalecer laços entre colaboradores dentro e fora do ambiente de trabalho.
Voltado à valorização do trabalhador da indústria, o evento convidou equipes a vestirem a camisa das empresas onde atuam, estimulando o espírito de pertencimento e o companheirismo em disputas saudáveis. Mais do que definir campeões, o objetivo foi incentivar o lazer e a prática esportiva como aliados do bem-estar.
Os Jogos contaram com apoio do Conselho Nacional do Sesi (CN-Sesi), por meio do Edital Conexão Sesi, e foram executados pelas equipes de Saúde do Sesi MT. Durante toda a programação, os atletas tiveram à disposição estrutura de atendimento com a tenda do “Sesi na Pista”, oferecendo hidratação com água e sucos, lanches, atendimento com massagem para relaxamento e profissionais da saúde acompanhando as partidas, garantindo segurança e suporte imediato.
masculino e 4 equipes no voleibol feminino.
Foto: Divulgação
A presença da especialista Fabiana Florentino de Oliveira, representante do Conselho Nacional do Sesi e integrante da Gerência de Projetos (Gepro), reforçou o reconhecimento nacional da ação. Ela acompanhou as disputas e destacou o impacto positivo do projeto no estado.
Segundo Fabiana, o evento demonstra o compromisso do Sesi com a promoção do bem-estar integral dos trabalhadores, unindo esporte, saúde e educação. “Estou muito feliz com essa parceria. Acho que não só o Conselho tem a ganhar, como o Sesi MT tem a ganhar. É uma satisfação estar aqui e tenho certeza de que bons frutos virão daqui para frente, não só neste projeto, mas em outros futuros”, afirmou.
Nesta edição, a competição reuniu 10 equipes no futsal masculino e 4 equipes no voleibol feminino, com partidas disputadas e grande presença de colegas e familiares nas arquibancadas. No vôlei, a equipe Artmad Portas ficou com o primeiro lugar, seguida pelos Correios e pela equipe Sistema em Jogo. Já no futsal, o pódio ficou com Mika Alimentos em primeiro, Águas Cuiabá em segundo e Raio X Poconé fechando a terceira colocação.
A atleta Rúbia Mara, da Artmad Portas, celebrou o título e elogiou a estrutura oferecida pelo evento. Ela destacou que essa foi a primeira participação da equipe e que a experiência superou expectativas. “Ficamos impressionadas com a organização. Desde a recepção com café da manhã, pontos de hidratação e o apoio constante da equipe do Sesi, tudo foi pensado para nos acolher. Saber que havia uma unidade de saúde móvel nos trouxe segurança. Com certeza esperamos voltar no ano que vem”, declarou.
Nacional do Sesi, marcou presença no evento.
Foto: Divulgação
Calendário
O calendário dos Jogos da Indústria do Sesi segue até dezembro com mais duas etapas programadas. Depois das disputas em Várzea Grande, as próximas edições acontecerão em Rondonópolis, nos dias 8 e 9 de novembro, nas modalidades futsal masculino e voleibol feminino, e em Sinop, nos dias 13 e 14 de dezembro, com competições de vôlei feminino e futebol society.
Segundo a coordenadora de Promoção da Saúde do Sesi MT, Dayane Santos, a expectativa é ampliar ainda mais a adesão futuramente. “Nossa intenção é retomar essas edições com uma meta conservadora, de 12 indústrias por modalidade. Mas acreditamos que o projeto voltará com ainda mais força nos próximos anos”, apontou.
“Para o Sesi Mato Grosso, as boas experiências resultantes de eventos como esse reforçam a missão de promover a saúde integral do trabalhador de forma dinâmica e acessível. Os Jogos da Indústria encerraram esta edição com energia positiva e o sentimento de que o esporte continua sendo uma ferramenta poderosa para unir pessoas, fortalecer equipes e transformar vidas tanto dentro quanto fora das empresas”, destacou o superintendente regional do Sesi MT, Alexandre Serafim.
Texto: Viviane Saggin



