Alunos do Sesi Escola VG vivenciam imersão ecológica durante aula de campo no Parque Estadual Águas Quentes
e conscientização ambiental
Muito mais que leitura de livros e atividades na lousa, os alunos do Sesi Escola Várzea Grande estão colocando em prática o aprendizado adquirido em sala de aula. Desta vez, a turma do ensino médio embarcou em uma experiência diferente: uma aula de campo no Parque Estadual Águas Quentes, localizado na Serra de São Vicente. A atividade uniu conhecimento, contato com a natureza e conscientização ambiental em uma verdadeira aventura educativa.
Durante a visita, os estudantes exploraram as trilhas do parque e as instalações do hotel que funciona no local, aprendendo sobre a biodiversidade da fauna e flora, além da gestão ambiental desenvolvida na região. Segundo a coordenadora do ensino médio da escola, Cássia Barbueno, a proposta foi mostrar, na prática, como é possível equilibrar o convívio entre o ser humano e o meio ambiente.
“Os alunos conheceram os tipos de vegetação, as espécies de animais que vivem na área e observaram de perto como a natureza e o homem podem coexistir de forma sustentável”, destacou a coordenadora.
parque e as instalações do hotel que funciona no local
Para os alunos, a experiência foi marcante. Eduarda Benício descreveu a visita como uma oportunidade única de aprendizado. “Foi uma experiência incrível e inesquecível. Tivemos a oportunidade de aprender fora da sala de aula, em contato direto com a natureza, observando a fauna, a flora e as belezas naturais da região. Além disso, pudemos entender melhor como funcionam as águas termais e a importância da preservação ambiental”, contou.
A colega Nadianny Eduarda Novais também ressaltou o aprendizado sobre as características do parque e suas águas termais. “Aprendemos como funcionam as piscinas aquecidas, que utilizam o calor natural das águas, e conhecemos mais sobre a fauna e a flora do Cerrado, com espécies nativas que são cuidadosamente preservadas pela equipe do hotel”, relatou.
Texto: Fernanda Nazário



