Voltar

Sesi MT e Seduc MT realizam Torneio Regional de Robótica com ampla participação de escolas públicas

12/11/2025 - 11h49
s
Caretronics, da ETI Dona Maria de Lourdes Ribeiro
Fragelli


O Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi MT), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc MT) realiza, pela primeira vez no estado, o Torneio Regional de Robótica da categoria FIRST®️ LEGO®️ League Challenge (FLLC). A competição começa nesta quinta-feira (13.11) e segue até sábado (15.11), em Cuiabá, com ampla participação de equipes de escolas públicas.

No total, são 20 equipes da Rede Estadual de Ensino de MT, uma de Rondônia, uma de garagem, além de quatro do Sesi Escola Cuiabá e Sesi Escola Várzea Grande. O Sesi é o operador oficial da FIRST® no Brasil, e o Sesi Mato Grosso conquista, pela primeira vez, o direito de organizar um torneio regional oficial, etapa fundamental no circuito nacional de robótica educacional.

O torneio marca um momento histórico para a robótica, colocando o estado no centro das disputas regionais da maior liga estudantil do país. Para o superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim, o evento simboliza um avanço significativo na democratização do acesso à ciência e à tecnologia.

s
Equipe Heliobot Technology, da EE Profº Heliodoro
Capistrano da Silva


“É uma honra para o Sesi sediar, nessa edição, um regional com o maior número de equipes da rede estadual de ensino no estado de Mato Grosso. O que estamos iniciando aqui é um novo capítulo para a FIRST no Brasil. Esse resultado só foi possível graças à parceria com a Seduc, que há dois anos compreendeu que a robótica educacional é uma poderosa ferramenta de transformação do ensino e de desenvolvimento de novas competências nos estudantes”, destacou Serafim.

A parceria entre o Sesi e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) tem ampliado o alcance da robótica nas escolas públicas, despertando o interesse dos alunos por ciência, tecnologia e inovação. Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a presença expressiva das escolas públicas na competição é um reflexo direto dos investimentos realizados nos últimos anos.

“Ver nossos estudantes da rede pública competindo lado a lado com escolas particulares, em um torneio de alta exigência técnica como o de Robótica, é a prova concreta de que a educação pública de Mato Grosso está em outro patamar. Estamos formando jovens que pensam, criam e resolvem problemas com autonomia e inovação. Esse resultado é fruto de um trabalho estruturado, que valoriza o protagonismo dos alunos e mostra que a escola pública está entre as melhores”, afirmou o secretário.

s
Zé Tec, da Escola Estadual José Leite de Moraes

Alunos protagonistas

Entre as equipes participantes está a Zé Tec, da Escola Estadual José Leite de Moraes. O técnico do time, Anderson Piffer, celebrou o protagonismo dos estudantes e o papel transformador da robótica na sala de aula. “Como professor de escola pública, fico muito feliz em participar desse momento histórico. Esse é um marco, um pontapé inicial para que possamos incluir cada vez mais tecnologia e inovação nas nossas aulas. Na robótica, o técnico tem o papel de mediador: tudo o que é apresentado é produzido pelos alunos. Eles são os protagonistas de todo o processo”, explicou.

Piffer também destacou o espírito colaborativo da competição. “As expectativas são as melhores possíveis. Queremos ver as escolas do estado brilhando, ganhando prêmios e classificando para o nacional. Mas, acima de tudo, esperamos que seja um momento de muito aprendizado, compartilhamento e diversão — que são os três pilares que norteiam o ensino da robótica educacional.”

Mentoria do Sesi

s
Young Creators e Young Inventors, do Sesi Escola Várzea
Grande


O fortalecimento da robótica em escolas públicas de Mato Grosso também é resultado direto das ações de mentoria promovidas pelo Sesi MT. Em 2024, cinco escolas estaduais receberam acompanhamento técnico de profissionais do Sesi, com apoio na criação das equipes, montagem e programação dos robôs e execução das missões nas mesas de competição.

Neste ano, a instituição deu mais um passo importante ao promover uma Trilha Formativa de Robótica, que capacitou 40 professores e técnicos da Seduc para conduzirem times escolares com excelência e autonomia — ampliando as chances de conquistas em torneios regionais, nacionais e até internacionais.

O técnico das equipes Young Creators e Young Inventors, do Sesi Escola Várzea Grande, Robson Corrêa, ressalta o impacto dessa iniciativa. “As equipes do Sesi sempre buscaram levar a robótica além da sala de treinos. Começamos um trabalho de mentoria com escolas públicas e hoje já vemos os frutos: times que nasceram com esse apoio conquistaram prêmios regionais e nacionais. É gratificante ver estudantes e professores abraçando a filosofia da robótica e transformando realidades por meio da inovação. Esse movimento, apoiado pelas unidades do Sesi em todo o estado, está ajudando a disseminar conhecimento e inspirar novas gerações”, destacou.

s
No total, são 20 equipes da Rede Estadual de Ensino de
MT


Vaga para o nacional

O Torneio Regional ocorre durante o II Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso, reunindo estudantes do Sesi e da Rede Estadual de Ensino de MT e de Rondônia em uma disputa que vale vaga para o Torneio Nacional, programado para os dias 5 a 8 de março de 2026, em São Paulo (SP).

Texto: Fernanda Nazário

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555