Voltar

Nove equipes de FRC apresentam robôs de porte industrial no II Festival de Robótica Educacional

14/11/2025 - 11h37
MOSTRA FRC

Nove equipes com robôs de porte industrial participam até sábado da Mostra FIRST® Robotics Competition (FRC) durante o II Festival de Robótica Educacional. O evento reúne estudantes de diversas instituições e promove atividades de inovação, ciência e tecnologia no Sesi Escola Cuiabá e no Sesi Papa.

Os times são formados por estudantes de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi MT), que fazem ensino técnico com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT).

A Mostra FRC destaca projetos de robôs de médio e grande porte desenvolvidos por estudantes do ensino médio. Participam as equipes: Agrobot (Rondonópolis), Agrotech (Várzea Grande), Canintech (Sinop), Mtech (Distrito Industrial), Tuiutech (Porto), Mutum-X (Nova Mutum), Forest Guardians (Alta Floresta), Pantanal Bots (Cáceres) e Luver Control (Lucas do Rio Verde).

FRC II Festival Robotica
Ketlen Carvalho, de 17 anos, da equipeMutum-X

Representando a equipe Mutum-X, a estudante Ketlen Carvalho, de 17 anos, destacou a importância da participação no festival e o impacto da robótica na formação dos alunos. A equipe de Nova Mutum participou do mundial da robótica em Houston, nos Estados Unidos, em abril deste ano.

“Participar do festival reacende em nós a emoção de competir e de viver a FRC, algo que aprendemos muito desde o regional e a experiência em Houston. Para os novatos, é o primeiro contato com esse universo, entender o ritmo, a energia e a intensidade da robótica. Também temos muito orgulho do nosso projeto social, em que levamos a robótica para crianças da nossa cidade, mostrando que aprender pode ser divertido. Queremos seguir inspirando cada vez mais pessoas a descobrir o quanto a robótica é incrível”, reforça Kellen.

FRC no II Festival
Carlos Leisin, de 15 anos, estudante da direita

A FRC é reconhecida mundialmente como uma das maiores competições de robótica para o ensino médio, estimulando habilidades de engenharia, programação, eletrônica e gestão de projetos. Para o Senai, a participação dos estudantes reforça a integração entre educação técnica e as demandas tecnológicas da indústria.

Carlos Leising, 15 anos, entrou há três meses na equipe Forest Guardians, relata sobre a felicidade de participar pela primeira vez de um Festival.

“Entrei na robótica por incentivo de um colega, mesmo sendo minha primeira vez, está sendo uma experiência incrível. Atuo no marketing da equipe e percebi como essa área ajuda a dar visibilidade ao projeto e abrir portas para parcerias. Nosso robô é o modelo tanque da temporada 2025, voltado para a restauração de recifes de corais. Mesmo não sendo da área técnica, aprendi que é importante conhecer o básico do robô, porque aqui todo mundo cresce e aprende junto”, comenta.

Atuando na área de Transformação Digital integrada à Gerência de Educação do Senai Mato Grosso, Marcos Ribeiro ressaltou o impacto formativo da robótica.

FRC no II Festival

“A robótica tem um papel decisivo na preparação dos estudantes. Esta mostra é fundamental para que eles cheguem à competição nacional da FRC com experiência em montagem, desmontagem e programação dos robôs. Mas o ganho vai além da técnica: eles desenvolvem cooperação, comunicação, organização e outras soft skills muito valorizadas no mercado. A cada etapa, vemos como essa vivência transforma a trajetória e o futuro profissional desses jovens.”

II Festival Educacional de Robótica de Mato Grosso

O evento segue até sábado (15.11) no Sesi Escola Cuiabá e o anexo do Sesi Papa, no bairro Morada do Ouro, o II Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso, um torneio que contará com mais de 500 competidores, entre 9 e 18 anos, de MT e Rondônia, além de jovens voluntários do Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás e São Paulo.

O II Festival Educacional de Robótica de Mato Gross oé uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi MT), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT). Gratuito e aberto ao público, o Festival promete uma experiência única, intensa, divertida e, sobretudo, educativa no universo da robótica.

Texto: Amanda Simeone

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555