Campeonato do Cerrado de Cubo Mágico movimenta II Festival de Robótica Educacional em Cuiabá
lado do pai, Paulo. Foto: Viviane Saggin
O colorido dos cubos, o silêncio concentrado dos competidores e a vibração a cada solução em poucos segundos dão o tom do Campeonato do Cerrado ABRACM 2025, que será o Campeonato Regional do Centro-Oeste de 2025, que acontece em Cuiabá até domingo (16.11), como parte da programação do II Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso. O festival ocorre no Sesi Papa e no Sesi Escola Cuiabá, sempre das 8h às 18h, com entrada gratuita.
A programação do festival reúne disputas da FIRST LEGO League Challenge (FLL), apresentações da FIRST Robotics Competition (FRC), a Mostra Científica e, entre as atrações de mais concentração, o Campeonato de Cubo Mágico, que neste ano sedia a edição regional do Campeonato do Cerrado. O evento é realizado pela Seduc MT em parceria com o Sesi MT e conta com apoio do Senai MT.
Competição oficial reconhecida internacionalmente
O campeonato de cubo mágico é oficialmente homologado pela World Cube Association (WCA), entidade internacional que regulamenta as modalidades e registra recordes. Assim, todos os tempos obtidos em Cuiabá passam a valer no ranking mundial.
dezenas de medalhas. Foto: George Dias
De acordo com o organizador Allan Furini, esta edição é histórica para Mato Grosso. “É a primeira vez que realizamos na Capital um campeonato com todas as modalidades oficiais da WCA. Vieram competidores de vários estados porque são raros os campeonatos brasileiros tão completos”, afirma.
O Campeonato do Cerrado é itinerante e já foi realizado em Brasília e Goiânia. Em Cuiabá, reúne 44 competidores divididos em 17 modalidades, que vão do clássico 3x3 até provas avançadas, como múltiplos cubos resolvidos vendados.
Embora atletas de qualquer parte do mundo possam competir, os pódios principais são reservados aos representantes do Centro-Oeste — característica tradicional do Cerrado. A competição distribui medalhas, troféus e premiações em dinheiro, com categorias separadas para novatos e veteranos.
Diversidade que impressiona
De crianças pequenas a adultos experientes, o evento mostra que o cubo mágico é um esporte que combina raciocínio lógico, memória e habilidade motora.“Já vimos competidores de 3 a 60 anos. A comunidade é muito engajada e é incrível assistir ao desempenho deles”, destaca Allan.
pela World Cube Association (WCA). Foto: Viviane Saggin
As soluções são exibidas no telão e acompanhadas quase em tempo real pela plataforma WCA Live, permitindo que familiares e torcedores acompanhem o desempenho de qualquer lugar do mundo.
Jovens destaques
O brasiliense Miguel Meirelles Godoi, de 10 anos, já acumula dezenas de medalhas e veio a Cuiabá para disputar diversas modalidades — exceto as provas vendadas. “Eu já tenho 15 ouros, 16 bronzes e 14 pratas. Aqui, por enquanto, consegui dois ouros e duas pratas”, conta. Ele aprendeu por vídeos no YouTube depois de ver um amigo montando o cubo na escola. “Fiquei com vontade de aprender e nunca mais parei.”
Já o cuiabano Miguel Lira, de 11 anos, participa pela primeira vez. Autodidata, também aprendeu assistindo tutoriais. “Vi que competir ajuda a melhorar. Resolvi tentar”, diz o estudante, que antes de competir atuou como juiz voluntário. O pai, Paulo, acompanha de perto: “Ajuda na concentração e no desenvolvimento dele.”
Festival fortalece tecnologia e inovação no estado
Com atividades que envolvem robótica, ciência, raciocínio lógico e inovação, o Festival de Robótica Educacional de MT tem consolidado Cuiabá como referência regional no setor. “É uma verdadeira celebração da criatividade e da tecnologia. Nada melhor do que unir o Cubo Mágico a esse ambiente para apresentar ao público um esporte mental que cresce cada vez mais no estado”, conclui Alan.
O campeonato de cubo mágico segue até domingo, às 16h, sempre com entrada franca, e oferece ao público uma programação repleta de desafios, demonstrações e muita curiosidade científica.
Texto: Viviane Saggin



