Voltar

Após concluírem os estudos com a EJA do Sesi MT, jovens e adultos de Cáceres e Sinop planejam cursos profissionalizantes

05/12/2025 - 14h54
s
O modelo educacional da EJA do Sesi MT tem se
mostrado essencial


Em noites marcadas por emoção e superação, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (Sesi MT) das unidades de Cáceres e Sinop celebraram a conclusão dos ensinos fundamental e médio. As cerimônias reuniram nesta quarta e quinta-feira (03 e 04.12) cerca de 128 formandos que decidiram recomeçar. Agora, muitos deles sonham alto: querem cursos profissionalizantes, faculdade e uma carreira mais sólida, com novas oportunidades.

Entre as histórias que emocionaram está a de Tiago Alves Marinho, 33 anos, microempreendedor individual em Sinop. Técnico em manutenção de celulares e prestador de serviços de transporte, ele descreve a conclusão dos estudos como “uma sensação ótima, cheia de expectativa sobre quem posso me tornar no futuro”.

s
Karen concluiu o ensino médio carregando no peito o
sentimento de alívio e gratidão


A trajetória de Tiago foi marcada por dificuldades. Ainda criança, enfrentou falta de incentivo, problemas de aprendizagem e episódios de desmotivação. “Eu era chamado de ‘burro’, tinha muita dificuldade e hiperfoco em outras coisas. Na época não havia apoio”, recorda. Após abandonar a escola na adolescência, mergulhou no trabalho.

Décadas depois, o desejo de honrar a memória da mãe e provar a si mesmo que poderia ser “um grande homem” o trouxe de volta à sala de aula. Casado e com planos de ser pai no futuro, Tiago quer ir além: “Quero ser chamado de doutor. Ainda não sei se em Psicologia ou Direito, mas sei que consigo.”

História igualmente inspiradora é a de Maria Bárbara Lopes da Cruz, dona de casa que viu na EJA uma chance de retomar sonhos. Ela interrompeu os estudos aos 12 anos para ajudar a família e, desde então, viveu idas e vindas na escola. Entre perdas profundas, como o falecimento do filho, da irmã e da mãe, Maria encontrou no programa a oportunidade de reconstruir sua vida.

“Estou muito feliz e orgulhosa. Fui muito bem acolhida pelos professores e agora posso fazer um curso técnico. Quero viajar, retomar meus planos e me sentir capaz novamente”, conta emocionada.

s
Cerimônias de formatura marca novo ciclio na vida dos
jovens e adultos


Aos 25 anos, Karen Yuri Souza Endo concluiu o ensino médio carregando no peito o sentimento de alívio e gratidão. Casada e mãe de um menino de seis anos, ela interrompeu os estudos após o casamento e a maternidade precoce. “Nunca priorizei a escola, e com casa, trabalho e filho ficou ainda mais difícil”, relata. A motivação para voltar surgiu da maturidade e da oportunidade oferecida pelo Sesi. “Se não fosse o projeto, eu não teria conseguido.” Agora, Karen planeja seguir na área da saúde, com o objetivo de cursar Técnico de Enfermagem ou Enfermagem.

EJA que acolhe, reconhece e transforma

O modelo educacional da EJA do Sesi MT tem se mostrado essencial para a retomada dos estudos por adultos com diferentes trajetórias. A metodologia de Reconhecimento de Saberes valoriza experiências pessoais e profissionais como parte do aprendizado. Além disso, o formato flexível — com 80% das aulas em EAD — permite conciliar estudos com trabalho, família e outras responsabilidades.

A cada formatura, histórias como as de Tiago, Maria Bárbara, Karen e tantos outros reforçam o impacto de uma educação que respeita o tempo de cada aluno e oferece caminhos reais para o futuro. Nos palcos de Cáceres e Sinop, não houve apenas a entrega de certificados: houve renascimento, coragem e novos sonhos sendo desenhados.

Texto: Fernanda Nazário

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555